Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Ex-guarda nazista cúmplice de 5 mil assassinatos pede desculpas

Ex-guarda nazista cúmplice de 5 mil assassinatos pede desculpas

"Algo semelhante nunca mais deve acontecer"
publicado 21/07/2020
Comments
Untitled-7.jpg

(Stutthof Museum)

Bruno Dey, um ex-guarda da Schutzstaffel (SS), organização paramilitar de Hitler, pediu desculpas nesta segunda-feira 20/VII às vítimas do Holocausto.

"Gostaria de me desculpar diante daqueles que sofreram esse inferno e diante de seus familiares. Algo semelhante nunca deve acontecer novamente", declarou Dey, de 93 anos, que está sendo julgado em Hamburgo, na Alemanha.

Ele trabalhava no campo de concentração de Stutthof, no norte da Polônia, e disse que compreendeu "toda magnitude e crueldade" do que acontecia por lá a partir das declarações das testemunhas do processo.

Esse campo recebeu cerca de 115 mil deportados, muitos deles judeus. Aproximadamente 65 mil pessoas morreram ali. Bruno Dey, que à época tinha entre 17 e 18 anos, é acusado de cumplicidade no assassinato de 5.230 dessas pessoas, mortas entre agosto de 1944 e abril de 1945.

Segundo a AFP, nos últimos anos a Alemanha tem julgado e condenado vários antigos membros da Schutzstaffel por cumplicidade em assassinatos, "em uma severidade crescente, embora tardia, da justiça contra os envolvidos no Holocausto".

Com informações da Folha de S.Paulo