Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Cruvinel: Temer é um caso de autismo político

Cruvinel: Temer é um caso de autismo político

Presidente ladrão inaugura museu com o próprio nome!
publicado 21/12/2018
Comments
bessinha (1).jpg

O Conversa Afiada reproduz do Jornal do Brasil desta sexta-feira, 21/XII, trecho de artigo de Tereza Cruvinel:

Temer e o autoengano


O presidente Michel Temer inaugurou na terça-feira, em Itu, um Centro de Memória que leva seu nome e abrigará peças e documentos relativos a seu governo, numa evidência de seu autoengano sobre o lugar que terá na História. Anteontem, com a denúncia apresentada pela procuradora-geral Raquel Dodge, ele tornou-se réu no inquérito sobre o decreto dos portos, sob a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Desta vez não poderá gastar recursos públicos para garantir a rejeição da denúncia pela Câmara. Ela irá diretamente para a primeira instância.

Segundo pesquisa Ibope deste dezembro, 74% dos brasileiros consideram seu governo ruim ou péssimo, contra apenas 5% que o aprovam (bom ou ótimo). Nem por isso ele sairá pela porta dos fundos, como Figueiredo, o último general-presidente. Passará a faixa ao sucessor Bolsonaro, a quem tem prestado descomedida vassalagem. A última delas, o precipitado decreto de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, antes mesmo da palavra final do STF. Afinal, só Bolsonaro pode oferecer-lhe um bote salva-vidas. Quem sabe a embaixada na Itália, que lhe garantiria foro especial.

Temer é um caso agudo de autismo político. Nos discursos deste final de percurso, enaltece a si mesmo declarando que colocou o Brasil nos trilhos e entregará ao sucessor um país em ordem. Nada sobre o desemprego que aumentou depois de sua posse, chegando a 13,9%; sobre a recessão que sua política econômica austericídia agravou; sobre a alardeada recuperação que vai gerar este ano um pibinho de 1,3%; nada sobre as duas denúncias que contra ele foram apresentadas, e rejeitadas graças a uma farta distribuição de cargos e verbas orçamentárias; nem sobre o déficit fiscal, que fechará este ano em R$ 149 bilhões. Costuma dizer que fez “reformas importantes”, embora não tenha conseguido aprovar a da Previdência. Seu legado reformista resume-se à emenda do teto dos gastos, que vem afetando a qualidade de serviços como educação e saúde, e à reforma trabalhista, que confiscou direitos e instituiu a terceirização irrestrita e o precário trabalho intermitente.

Afora estes resultados, será também lembrado como o vice que conspirou contra sua companheira de chapa para herdar-lhe a cadeira, num processo de impeachment de discutíveis fundamentos jurídicos. Agora, neste esforço final para deixar boas lembranças, declarou que ela é “uma senhora correta e honesta”. Empossado, desmontou políticas públicas que aplaudia e perseguiu petistas e aliados à esquerda. Precisava dos cargos pois, finalmente, o governo era inteiro do MDB.

Temer tem uma capacidade singular para converter a realidade em seu próprio discurso. Ele acredita no que diz e pronto. Ao Centro de Memória Michel Temer, abrigado pela Faculdade de Direito de Itu, destinou documentos que falam do governo em que ele acredita. A maioria deles é composta por e-mails e discursos. Anteontem, reunindo o ministério pela última vez, encerrou sua fala dizendo que sentirá falta do Fora Temer. A palavra de ordem mais gritada desde maio de 2016 será agora aposentada. Talvez vire lembrança de um tempo que era até ameno, diante do que está por vir.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

registrado em: , , ,