Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Contarato (Rede-ES): "energúmeno" é o Bolsonaro!

Contarato (Rede-ES): "energúmeno" é o Bolsonaro!

Paulo Freire dispara no Google após ataques do Jair Messias!
publicado 18/12/2019
Comments
Energumeno.jpg

O professor e o energúmeno (Originais: Reprodução/Carta Capital e Valter Campanato/Agência Brasil)

Na última segunda-feira 16/XII, durante o tradicional encontro com fãs na porta do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro chamou o educador e filósofo Paulo Freira (1921-1997) de "energúmeno, ídolo da esquerda".

O ataque a Paulo Freire, um dos mais respeitados pensadores das ciências humanas em todo o mundo, é mais um capítulo da guerra do governo Bolsonaro contra a Educação.

Bolsonaro quer um Brasil tão ignorante quanto ele.

A declaração do Jair Messias, entretanto, acabou tendo o efeito contrário do que ele esperava.

Segundo colunista da Folha, as buscas pela obra de Paulo Freire no Google cresceram 1.100% entre os dias 16/XII e 17/XII.

Durante o mesmo período, as pesquisas pelo termo "energúmeno" subiram incríveis 4.500%!

É um fenômeno semelhante àquele experimentado pela economista Laura Carvalho: após Bolsonaro criticar no Facebook seu livro "Valsa Brasileira" a obra passou a figurar na lista de mais vendidos da Amazon.

(Ao mesmo tempo, todo político estrangeiro que recebe apoio de Bolsonaro acaba por afundar de forma espetacular... Será que o Jair Messias suspeita dos motivos?)

Nesta terça-feira 17/XII, o Senado Federal aprovou a realização de uma sessão especial em homenagem a Paulo Freire, patrono da Educação brasileira desde 2012. O pedido partiu do senador Weverton Rocha (PDT-MA).

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) também aproveitou a oportunidade para, do púlpito da Casa, criticar as declarações de Bolsonaro:

"'Energúmeno' é um presidente misógino, preconceituoso, sexista, homofóbico, racista, que passa uma reforma da Previdência para aumentar a desigualdade, que só beneficia banqueiros, empresários e a União, que só tem como objetivo tirar direito dos mais pobres. 'Energúmeno' é um presidente que não age como um verdadeiro estadista, que não sabe respeitar as instituições", disse Contarato, segundo a Agência Senado.

Ele continua: "não chame Paulo Freire, não ouse pronunciar o nome dele. Acho que o presidente tinha que limpar a boca antes de falar no nosso mestre da educação".

Assista:

Créditos: TV Senado

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: