Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Congresso deve adiar eleições para novembro ou dezembro

Congresso deve adiar eleições para novembro ou dezembro

Maia rejeita prorrogação de mandatos
publicado 21/05/2020
Comments
Untitled-11.jpg

(Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

Os parlamentares consideram adiar o primeiro turno das eleições municipais para 15/XI ou 6/XII, com um prazo mais curto para o segundo turno, a fim de que o processo seja concluído neste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira 21/V pelo próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Pelo calendário eleitoral ainda vigente, o primeiro turno das eleições seria em 4/X, e o segundo turno, onde houver, no dia 25 do mesmo mês.

“Tem aí dois períodos que estão sendo discutidos, 15 de novembro ou o primeiro domingo de dezembro [6] para o primeiro turno. E o segundo turno um pouco menor para dar tempo de fazer a transição, da prestação de contas", disse Maia.

Maia afirmou ainda ser radicalmente contra prorrogação dos mandatos. “Não vejo na Constituição brasileira espaço para você prorrogar um dia de mandato”, declarou. “É muito sensível do ponto de vista institucional você abrir essa janela, porque no futuro, daqui a dois, três, quatro mandatos, alguém pode se sentir muito forte, ter muito apoio no Parlamento, criar uma crise e prorrogar seu próprio mandato".