Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro ordena que Moro parta para o ataque contra decisão do STF

Bolsonaro ordena que Moro parta para o ataque contra decisão do STF

O ex-juiz (sic), claro, obedece ao chefe
publicado 11/11/2019
Comments
Untitled-3.jpg

(Crédito: Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Justiça, Sergio Moro, resolveu seguir as ordens do chefe (para variar) e partiu para o ataque contra o Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, na semana passada, reafirmar o princípio constitucional de presunção da inocência. Reportagem de Gustavo Uribe na Folha de S.Paulo desta segunda-feira 11/XI mostra que Moro é a principal peça da estratégia do governo de Jair Bolsonaro para enfrentar as críticas de Lula.

A ideia de Bolsonaro é usar Moro para exercer pressão para que o Congresso Nacional aprecie projetos que tratam da volta das prisões após condenação em segunda instância. Por isso, segundo a reportagem, a escalada não deve parar por aqui: Bolsonaro e seus ministros vão subir o tom da ofensiva contra a decisão da Suprema Corte.

A articulação de Moro é vista como fundamental pelo governo Bolsonaro, já que o ministro é mais popular do que o presidente e tem, em teoria, mais "legitimidade" para mobilizar protestos contra Lula.

As artimanhas, entretanto, podem reforçar os argumentos da defesa de Lula de que Moro nunca atuou com imparcialidade, mesmo em seus tempos de juiz (sic). Inclusive, a Segunda Turma do Supremo deve julgar ainda neste mês a suspeição de Moro nos processos envolvendo Lula na Operação Lava Jato, o que pode levar à anulação da fraudulenta condenação no caso do triplex do Guarujá.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!