Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Alvo de dossiê do governo Bolsonaro alerta: é um atentado à democracia!

Alvo de dossiê do governo Bolsonaro alerta: é um atentado à democracia!

Soares: mais um...
publicado 28/07/2020
Comments
Untitled-20.jpg

(Foto 1: Reprodução - Foto 2: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O cientista político Luiz Eduardo Soares, um dos alvos do dossiê secreto produzido pelo Ministério da Justiça contra servidores antifascistas e citado como "formador de opinião" do grupo, disse que recebeu a notícia com indignação.

À coluna de Rubens Valente no UOL, Soares declarou que a ação do governo de Jair Bolsonaro é uma "evidente violação da legalidade constitucional. Mais uma vez, o governo Bolsonaro atenta contra a democracia. Agora, ensaiando a recriação do famigerado SNI [Serviço Nacional de Informações]".

Segundo ele, a descoberta do dossiê "indica que as piores suspeitas sobre a recriação do SNI eram bem fundamentadas".

A propósito, leia reportagem do Conversa Afiada:

O procurador regional dos Direitos do Cidadão Enrico Rodrigues de Freitas estabeleceu o prazo de 10 dias para que a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), subordinada ao Ministério da Justiça, preste informações sobre a produção de relatórios sigilosos sobre opositores de Jair Bolsonaro.

Entre eles, está um dossiê contra 579 servidores federais e estaduais da área de segurança e professores identificados como integrantes do "movimento antifascismo".

A Seopi foi criada na gestão de Sergio Moro para, supostamente, integrar operações policiais contra o crime organizado, redes de pedofilia, homicidas e crimes cibernéticos. Com a substituição de Moro por André Mendonça, porém, a secretaria ganhou novas atribuições, segundo reportagem do Estadão.

Após tomar posse, Mendonça nomeou um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal para comandar a secretaria e, cerca de um mês depois, teria solicitado uma investigação completa de movimentos que poderiam colocar em risco a "estabilidade política do atual governo".