Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 04 / 16 / EUA abandonam as Américas. PiG, sem os sapatos, vai apoiar

EUA abandonam as Américas. PiG, sem os sapatos, vai apoiar

Saiu na Agência Brasil: Cúpula das Américas termina sem consenso sobre inclusão de Cuba em futuros encontros.
publicado 16/04/2012
Comments

Saiu na Agência Brasil:

Cúpula das Américas termina sem consenso sobre inclusão de Cuba em futuros encontros


Da Telam


Brasília – A 6ª Cúpula das Américas encerrou hoje (15) suas deliberações sem consenso em dois pontos principais, relacionados à inclusão de Cuba em futuros encontros, o que tornou impossível a elaboração de uma declaração final acordada entre todos os chefes de Estado e de governo que se reuniram durante dois dias em Cartagena das Índias, no Caribe colombiano.


Os Estados Unidos vetaram os parágrafos 17 e 18, referentes à inclusão de Cuba en futuras cúpulas e à necessidade de acabar com o bloqueio econômico e comercial da ilha.


O Parágrafo 17 dizia textualmente: “os chefes de Estado decidem convidar a República de Cuba a participar da próxima Cúpula das Américas, a realizar-se no Panamá”, e o Parágrafo 18 assinalava: “os chefes de Estado lembram com interesse as recentes resoluções aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas relativas à necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico e comercial da República de Cuba”.


Os dois parágrafos foram vetados pelos Estados Unidos, que, durante as deliberações, tiveram apoio do Canadá e, em consequência, não foi possível obter uma declaração consensual entre os países participantes da cúpula.

Navalha

Em Washington, a Presidenta Dilma já tinha dito ao Presidente Obama que, sem Cuba, não haveria mais Cúpula das Américas.

Um jornalista piguento (*) perguntou o que Obama tinha dito e a Presidenta respondeu: isso não é pergunta (que se faça, seu colonizado, foi a resposta – implícita – dela).

Já na Colombia, Dilma demonstrou que não se bica com Obama, inclusive sobre a Embraer.

Na reunião de Cúpula, a Presidenta Cristina Kirchner (aquela que prende general torturador e editou a Ley de Medios) foi embora, porque os Estados Unidos e o Canadá não apoiam a reivindicação argentina de retomar a soberania sobre as Malvinas.

Resultado: a Cúpula das Américas passará a ser a Cúpula das Américas Central e do Sul, sem os Estados Unidos e o Canadá.

Como se isso fizesse muita diferença, porque, como observou a conservadora revista inglesa Economist, nunca os EUA precisaram tanto do Brasil e o Brasil menos dos Estados Unidos.

Este ansioso blogueiro, que não é candidato a profeta, previu que os colonistas (**) do PiG (*) iam defender os bancos contra a Dilma, na batalha sobre o spread.

Parece que já começou a acontecer.

Agora, o PiG (*) vai defender os Estados Unidos e o Canadá.

É o pessoal que tira os sapatos.

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta  costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse  pessoal aí.