Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 04 / 15 / Embraer: Dilma não se bica com Obama. Que horror !

Embraer: Dilma não se bica com Obama. Que horror !

O Itamaraty,agora, não lê mais a “Teoria da Dependência” (eterna) do Farol de Alexandria
publicado 15/04/2012
Comments

 

Saiu no Globo:

Dilma põe Obama em saia justa ao falar sobre aviões da Embraer

CARTAGENA - A presidente Dilma Rousseff aproveitou a deixa dada pelo americano Barack Obama, durante debate no fórum empresarial das Américas, e defendeu a venda de aviões da Embraer à Força Aérea dos Estados Unidos. O processo foi suspenso há cerca de um mês e até o momento nada foi resolvido, apesar dos apelos do governo brasileiro.
- O Brasil está mudando. Mais brasileiros vão comprar iPad e aviões - disse Obama, referindo-se aos caças americanos que disputam com os franceses e os suecos a preferência da Força Aérea Brasileira. - Ou a Embraer - retrucou Dilma rapidamente.



No fim de fevereiro, a Força Aérea dos Estados Unidos cancelou o contrato de US$ 355 milhões para fornecimento de 20 aviões Super Tucano, da Embraer, citando problemas com a documentação.
Em outro negócio, dessa vez de fornecimento de jatos de combate para a Força Aérea brasileiro, o governo Dilma pode preterir a americana Boeing se escolher os caças Rafale, da francesa Dassault Aviation. Fontes do governo brasileiro disseram recentemente que "muito provavelmente" o país escolherá o caça militar francês.
(…)

 

Navalha

Já em Washington, a Presidenta tinha discutido o cancelamento da compra de aviões da Embraer.

O pessoal do PiG (*) ainda não se acostumou à ideia de que a diplomacia brasileira (desde o Nunca dantes e o grande chanceler Celso Amorim) não tira mais o sapato.

O Itamaraty,agora, não lê mais a “Teoria da Dependência” (eterna) do Farol de Alexandria.

A cartilha é outra.

Que horror !

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.