Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Por ora, Doria descarta lockdown em São Paulo

Por ora, Doria descarta lockdown em São Paulo

Entenda os motivos
publicado 19/05/2020
Comments
dorialockdown.png

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (18/V) que existe um protocolo, elaborado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, para o lockdown em São Paulo, mas ressaltou que não há iminência para a medida.

"Não estamos decretando lockdown nem recomendando o lockdown na capital de São Paulo ou na região metropolitana", disse Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. "Estamos tentando todas as alternativas possíveis para viabilizar o achatamento desta curva, atender às recomendações da área da Saúde e proteger vidas", completou o governador.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a adoção de medidas de restrição mais duras que as da quarentena não está nos planos por ora pelos seguintes motivos:

1) O número de novas mortes e casos é alto, mas há estabilidade;

2) A adoção do megaferiado na cidade pode ajudar a reforçar essa situação;

3) A Polícia Militar diz que seria preciso aumentar o efetivo na cidade, talvez dobrar, a fim de que pudesse vigiar a adoção das medidas restritivas de circulação na cidade;

4) O governo estadual estuda a adoção de um megaferiado na região metropolitana de São Paulo, logo depois do feriado paulistano, o que ajudaria a limitar a circulação também na cidade de São Paulo.

O governo propôs antecipar o feriado de 9 de Julho para a próxima semana para tentar ampliar o isolamento social na fase mais aguda da pandemia do coronavírus no estado. O governador João Doria encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto de lei pedindo a mudança.

Feriado na capital

Ontem, como noticiou o Conversa Afiada, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária, um projeto de lei que permite a antecipação de feriados municipais na capital paulista durante a pandemia do coronavírus. 34 vereadores votaram a favor e 12 votaram contra.