Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Macron: Bolsonaro promove o "ecocídio"!

Macron: Bolsonaro promove o "ecocídio"!

Líderes mundiais irão discutir desmatamento no G7
publicado 24/08/2019
Comments
Cabral.jpg

Créditos: Ivan Cabral

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou em cadeia nacional de TV na manhã deste sábado (24/VIII), poucas horas antes do início do encontro do G7.

"Vamos lançar uma mobilização de todas as potências que estão aqui, em parceria com os países da Amazônia, para investir na luta contra os incêndios que estão em curso e ajudar o Brasil e todos os outros países que são atingidos. Depois, investir no reflorestamento e permitir aos povos autóctones, às ONGs, aos habitantes desenvolverem atividades preservando a floresta, que nós precisamos”, disse Macron.

Ao contrário do pronunciamento do Jair Messias ontem à noite, não há registros de panelaços na França...

Poucas horas antes, em declaração ao site francês Kombini, Macron teceu novas críticas a Bolsonaro: "o que está acontecendo na Amazônia é um verdadeiro 'ecocídio'!".

E continuou:

"Precisamos encontrar uma boa forma de cuidar da Amazônia. Isso significa envolver ONGs e populações locais muito mais do que está sendo feito atualmente. Precisamos parar com o desmatamento em escala industrial que está ocorrendo."

Na última quinta-feira (22/VIII), no Twitter, Macron chamou a onda de queimadas na Amazônia de "crise internacional". Bolsonaro rebateu e classificou as declarações do presidente francês de "mentalidade colonialista descabida".

Já Eduardo Bolsonaro, filho 03 do Jair Messias e futuro embaixabúrguer, muito diplomaticamente, chamou Macron de "idiota".

A resposta veio no dia seguinte: Macron chamou Bolsonaro de mentiroso e afirmou que a França irá se opor ao acordo de livre comércio entre França e Mercosul - medida que irá prejudicar as exportações brasileiras, especialmente de produtos agrícolas.

A cúpula do G7 acontece neste fim de semana em Biarritz, no sudoeste da França.

Em tempo: em fevereiro de 2017, o Tribunal Penal Internacional classificou o "ecocídio" como um crime contra a humanidade.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: