Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / A culpa é dos fazendeiros, não das ONGs!

A culpa é dos fazendeiros, não das ONGs!

Em entrevista, governador do Amazonas desmente Bolsonaro
publicado 24/08/2019
Comments
Desmate.jpg

No dia 22/VIII, o presidente Bolsonaro afirmou que os governadores do Norte do Brasil agem com complacência em relação ao desmatamento e às queimadas na Amazônia: "tem governador que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Tem estados na região Norte em que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio", disse o Jair Messias.

O estado do Amazonas é um dos mais afetados pelo aumento do número de incêndios.

Ontem (23/VIII) o governador Wilson Lima, do PSC (do PSC, amigo navegante! O antigo partido do Bolsonaro!), falou à TV Estadão sobre as queimadas.

"Assim que nós começamos a identificar os primeiros focos de calor, no início de agosto, eu já determinei estado de emergência", disse o governador, desmentindo a "conivência" citada por Bolsonaro.

Durante a entrevista, os repórteres Pedro Venceslau e Giovana Girardi, do Estadão, lembram que Jair Messias tentou, em duas ocasiões, responsabilizar as ONGs ambientalistas pelas queimadas na Amazônia.

"Tem algum fundamento dizer que as ONGs são responsáveis, como se houvesse uma conspiração para prejudicar a imagem do Brasil?", pergunta Venceslau.

O governador responde: "Os dados que nós temos no estado do Amazonas indicam que a maioria das queimadas tem acontecido pra atividade pecuária e também para atividade madeireira, para exploração de madeira. E há também outros interesses, inclusive especulação imobiliária. (...) No nosso levantamento, não nos consta alguma coisa de ONG. Eu não tenho conhecimento nesse sentido, de que ONGs poderiam estar causando esse tipo de situação."

Em tempo: na última quinta-feira (22/VIII), 118 ONGs assinaram uma nota conjunta contra as declarações de Bolsonaro.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: