Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Delegada Marena quer calar a boca do Auler!

Delegada Marena quer calar a boca do Auler!

Supremo faz “plenário virtual” para discutir censura a blogueiro
publicado 04/03/2018
Comments
Censura.jpg

Do blog do Marcelo Auler:

STF debate, virtualmente, censura de Erika Marena ao Blog


A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a analisar a legalidade da censura à imprensa. A partir de sexta-feira (02/03) até a próxima quinta-feira (08/03), os cinco ministros da Primeira Turma julgarão a constitucionalidade da censura imposta a este Blog.

Desde maio de 2016, a pedido da delegada federal Erika Mialiki Marena, ex-coordenadora da Lava Jato em Curitiba, o Blog está proibido de publicar duas reportagens que falam dela. Impedimento imposto, cautelarmente, pelo 8º Juizado Especial Cível do Paraná.

O debate entre os ministros do STF, ao contrário do que aconteceu quando da discussão da censura imposta às biografias, em junho de 2015, ou mesmo na discussão sobre a Lei de Imprensa, em abril de 2009, não acontecerá fisicamente. Logo, não merecerá transmissão ao vivo e a cores pela TV Justiça. Será virtual, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator da Reclamação 28.747, ajuizada pelo advogado Rogério Bueno da Silva, defensor do Blog na ação cível que a delegada move em Curitiba.

Ao se manifestar nesta Reclamação, Moraes, contrariando tudo o que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre a liberdade de informação e de expressão – “cala a boca já morreu“, sentenciou a ministra Carmem Lúcia, em 10 de junho de 2015 -, manteve a censura, tal como narramos em Decisão do STF ressuscita a censura. (...)

Leia a íntegra do texto no blog do Marcelo Auler.

Aos leitores: A sobrevivência deste Blog, que busca sempre assuntos diferentes e exclusivos, depende da ajuda de leitores e admiradores. Compartilhem os textos para um maior número de pessoas. Contamos ainda com contribuições financeiras para a nossa manutenção. Podem ser em quaisquer valores e em qualquer periodicidade, através de depósitos em conta corrente cujos dados se encontram na página do Blog. Agradecemos aos que já contribuem e às novas contribuições.