Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Celso de Mello: bolsonaristas desprezam liberdade e Democracia

Celso de Mello: bolsonaristas desprezam liberdade e Democracia

Ministro do STF alerta para risco de nova ditadura
publicado 31/05/2020
Comments
Celso.jpg

Ministro comparou situação do Brasil às tensões na Alemanha pré-Hitler (Créditos: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou uma mensagem aos demais colegas da corte alertando para o risco de uma nova ditadura no Brasil - e compara a atual conjuntura política do país à República de Weimar, o regime democrático liberal vigente na Alemanha antes da ascensão de Adolf Hitler ao poder.

As informações são da Folha de São Paulo na tarde deste domingo 31/V.

"Guardadas as devidas proporções, o 'ovo da serpente', à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933), parece estar prestes a eclodir no Brasil", alerta o ministro. É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar, quando Hitler, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo presidente Paul Von Hindeburg, em 30/01/1933, como chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha, não hesitou em romper e nulificar a progressista, democrática e inovadora constituição de Weimar (...) impondo ao país um sistema totalitário de poder, viabilizado pela edição, em março de 1933, da lei nazista de concessão de plenos poderes (ou Lei Habilitante), que lhe permitiu legislar sem a intervenção do parlamento germânico"

Ele conclui: "intervenção militar, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a Democracia, nada mais significa, na novilíngua bolsonarista, senão a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: