Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Políticos e artistas lançam manifesto pela Democracia

Políticos e artistas lançam manifesto pela Democracia

Movimentos "Estamos Juntos" e "Somos 70%" tomam a internet
publicado 31/05/2020
Comments
ForaBolso.jpg

Reprodução: Twitter/Eduardo Moreira

Mais de seis mil personalidades brasileiras - entre artistas, políticos e empresários - lançaram neste sábado 30/V o movimento "Estamos Juntos" - um manifesto em defesa da Democracia, das medidas de isolamento por conta da pandemia do coronavírus, das liberdades individuais e da imprensa livre.

O documento pede que "os representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país" - um recado claro, portanto, à péssima gestão de Jair Bolsonaro.

O manifesto também lembra: "somos mais de dois terços da população do Brasil (...). Somos muitos, estamos juntos, e formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política e trabalha para que a sociedade responda de maneira mais madura, consciente e eficaz aos crimes e desmandos de qualquer governo".

O texto é assinado por personalidades de diversos campos políticos - dos psolistas Guilherme Boulos, Marcelo Freixo e Jean Wyllys até o jurista Miguel Reale Jr. - um dos autores do pedido de impeachent que levou ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff - e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Também neste sábado, as redes sociais foram tomadas pela hashtag #Somos70porcento - termo cunhado no Twitter pelo economista Eduardo Moreira.

O mote da campanha foi inspirado por recentes pesquisas de opinião sobre o governo Bolsonaro: "70% rejeitam aproximação ao Centrão. 70% acham Bolsonaro Pessimo/Ruim/Regular. 70% apoiam medidas de isolamento. Mais de 70% sabem que a terra é redonda. #Somos70porcento", publicou na rede social.

"O problema do Brasil é que os 70% se sentem como 30% e os 30% como 70%. É hora de agir com coragem", completou o economista.

Em tempo: leia o texto completo do Manifesto "Estamos Juntos" no site oficial da campanha.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: