Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonaro deve nomear investigado ligado ao PP para estatal do vale do Rio São Francisco

Bolsonaro deve nomear investigado ligado ao PP para estatal do vale do Rio São Francisco

Um brinde à nova política!
publicado 18/07/2020
Comments
Untitled-4.jpg

(Marcos Corrêa/PR)

O governo de Jair Bolsonaro deve nomear Davidson Tolentino de Almeida para o cargo de diretor de revitalização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem como meta de atuação o desenvolvimento de projetos para as regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes. A informação é da Folha de S.Paulo.

Davidson é próximo do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do partido, e substituirá um indicado do PP que já estava no cargo. "A manutenção da influência do PP sobre a estatal ajuda Bolsonaro a manter uma boa relação com o partido do centrão, grupo do qual se aproximou para oferecer cargos e receber apoio político", lembra o jornal.

Em 2015, José Expedito, ex-assessor de Ciro Nogueira, disse à Polícia Federal que ele e Davidson recolhiam dinheiro de origem desconhecida e estocavam em um quarto de hotel em São Paulo, como mostrou reportagem do Jornal Nacional. Ele também afirmou ter recolhido R$ 100 mil do apartamento de Davidson entre 2013 e 2015. Esse dinheiro, segundo ele, ia para o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e seu amigo, o advogado Marcos Meira.

E mais: segundo a revista Crusoé, Davidson, quando estava à frente da diretoria de logística do Ministério da Saúde em 2016, insinuou um pedido de propina a empresários do ramo, falando em "alinhamento financeiro" para que eles recebessem as faturas que estavam em aberto na pasta. Davidson é investigado no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em 2019. Ele, o ex-ministro da Saúde Ricardo Barros e outros funcionários da pasta são acusados de improbidade administrativa, prejuízo ao patrimônio público e favorecimento de empresas em licitações.