Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Senadores querem convocar Guedes após ameaças sobre AI-5

Senadores querem convocar Guedes após ameaças sobre AI-5

Oposição também vai ao Conselho de Ética da Presidência
publicado 28/11/2019
Comments
Untitled-5.jpg

(Charge: Aroeira)

Os partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro preparam uma reação oficial às ameaças feitas nesta semana pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de um novo AI-5 no Brasil.

Deputados de PT, PSOL, PCdoB e PDT representaram contra Guedes na Procuradoria-Geral da República (PGR) e na Comissão de Ética da Presidência por apologia à ditadura e crime de responsabilidade. Eles cobram que a PGR abra investigação criminal.

Já no Senado, a oposição pediu a convocação do ministro (o pedido será votado na Comissão de Assuntos Econômicos, a CAE) e sugeriu um voto de repúdio apoiado até por líderes da direita, segundo informações do site Congresso em Foco.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) também já havia entrado com um processo contra Guedes na Comissão de Ética da Presidência.

"Nós vivemos uma democracia. Os poderes são harmônicos e independentes entre si, mas não podemos compactuar com isso. Eu apresentei no Conselho de Ética da Presidência para a penalidade de censura e advertência e agora faço um voto de repúdio ao ministro porque esse fato é grave e já não é a primeira vez que se diz de AI-5. Temos uma violação total de direitos e agora não estão querendo respeitar a espinha dorsal da Estado Democrático de Direito, que é a Constituição", sustenta no voto de repúdio o senador Contarato, que ganhou apoio da oposição e de senadores da direita como Eduardo Braga (MDB-AM) e Plínio Valério (PSDB-AM).

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!