Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Maia: não dá mais para falar de AI-5 como se fosse "bom dia, boa tarde"

Maia: não dá mais para falar de AI-5 como se fosse "bom dia, boa tarde"

“Por isso a gente vê o Brasil projetando crescer 3% e cresce 1%"
publicado 26/11/2019
Comments
Untitled-5.jpg

(Crédito: Luis Macedo/Agência Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta terça-feira 26/XI as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de um novo AI-5 no Brasil.

"Não dá mais para se usar a palavra AI-5 como se fosse ‘bom dia, boa tarde, oi, cara’”, disse Maia durante discurso no seminário "Política, Democracia e Justiça", na Câmara.

“Tem que tomar cuidado, porque se está usando um argumento que não faz sentido do ponto de vista do discurso, e como não faz sentido, acaba gerando insegurança em todos nós sobre qual é o intuito por trás da utilização de forma recorrente dessa palavra”, afirmou Maia a jornalistas, ao deixar o evento.

Ele ressaltou, ainda, que essa insegurança afeta negativamente a confiança de investidores no Brasil.

“Por isso, muitas vezes a gente vê o Brasil projetando crescer 2%, 3% e cresce 1%, como esse ano. Porque, em vez de a gente gerar segurança jurídica institucional, nós mesmos geramos insegurança que tira o interesse e a confiança do setor privado de investir no nosso país”, disparou.

Mais cedo, nos Estados Unidos, Guedes disse que não é possível se assustar com a ideia de alguém pedir o AI-5 diante de uma possível radicalização dos protestos de rua no Brasil.

"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?", falou Guedes.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!