Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonaro usou apenas 9% dos recursos disponíveis para conter queimadas

Bolsonaro usou apenas 9% dos recursos disponíveis para conter queimadas

Dados do Inesc não surpreendem
publicado 28/11/2019
Comments
Untitled-6.jpg

(Reprodução/Blog do Esmael)

De janeiro a novembro deste ano, o governo de Jair Bolsonaro utilizou apenas 9% dos valores disponíveis para a prevenção do desmatamento e das queimadas, segundo dados do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Essa porcentagem equivale a apenas R$ 40 milhões dos R$ 446 milhões autorizados para o Programa de Mudanças Climáticas, segundo informações do site Congresso em Foco.

De acordo com dados do Greenpeace, entre janeiro e agosto as queimadas na Amazônia cresceram 145% na comparação com o mesmo período de 2018.

Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc, disse ao Congresso em Foco que está em ação um desmonte da política ambiental.

"Está muito evidente que tem uma visão deliberada de desmontar a gestão ambiental, de desmontar a política ambiental no Brasil pelo atual governo. O que os dados mostram é que além dos recursos serem muito pequenos na série histórica de 11 anos, é o menor recurso disponível para o Ministério do Meio Ambiente e para executar as ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia, entre outras ações ambientais, esse recurso não está sendo executado" disse.

"Não executar o orçamento para a prevenção e o combate ao desmatamento significa não fazer ação de prevenção, o Prevfogo. Significa não contratar e qualificar brigadistas. Significa não fazer o monitoramento de áreas protegidas. Não fazer o monitoramento e fiscalização das Unidades de Conservação", completou.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!