TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2015 / 08 / 06 / PF: FHC e Malan mandaram abafar o caso

PF: FHC e Malan mandaram abafar o caso

Moro, o FHC não tem privilégio de foro ...- PHA
publicado 06/08/2015
Comments

 

 

 

Deputado Pimenta recorda “modus operandi” do governo FHC, quando “operações abafa” impediam investigações sobre corrupção no País


O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) refrescou a memória de parlamentares tucanos e do DEM sobre o "modus operandi" dos governos FHC, período em que as "Operações Abafa" eram utilizadas sistematicamente para esconder escândalos de corrupção no País. A reação do parlamentar ocorreu na tarde desta quinta-feira (6) durante a sessão de votação que aprovou as contas do ex-presidente Lula.


O parlamentar resgatou matérias da imprensa que comprovaram, naquela época, a atuação do PSDB e do DEM para evitar que as investigações chegassem próximo à cúpula do governo FHC. Pimenta citou matéria da revista IstoÉ que relatava a estratégia dos tucanos e demistas para barrar a CPI dos Bancos.

 

“Quando a Polícia Federal invadiu a casa do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, na sexta-feira 16, um alarme soou no gabinete do ministro da Fazenda, Pedro Malan. Preocupado com o violento avanço das investigações que unem CPI dos Bancos, Ministério Público, Polícia Federal e imprensa, Malan tentou esfriar as acusações contra Lopes e manter o governo longe do turbilhão. Acionou o presidente Fernando Henrique Cardoso na Europa. ‘Assim é ir longe demais. Peço encarecidamente que fale com Renan Calheiros (ministro da Justiça) e Geraldo Brindeiro (procurador-geral da República) para evitar excessos’, diz o bilhete escrito de próprio punho pelo ministro e remetido imediatamente à embaixada brasileira em Lisboa, que aguardava a chegada de FHC”.

 



Leia também:


Pimenta se livra de juiz da Zelotes









Conteúdo relacionado
Pimenta se livra de juiz da Zelotes