TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2015 / 04 / 02 / Quem é o "exército" do Stédile

Quem é o "exército" do Stédile

A melhor noticia do novo Governo é o Patrus Ananias
publicado 02/04/2015
Comments

O exército é a base social histórica do MST

 

O Conversa Afiada entrevistou João Pedo Stédile, lider do MST.

Ele trata de:

Exército do Stédile

João Pedro Stédile explicou que o verbete 'exército' foi mal utilizado por Lula. Trata-se da base social histórica do MST, com cerca de 800 mil famílias assentadas nos últimos 30 anos.


Otimismo no Incra

As melhores mudanças do governo Dilma foram com Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Agrário, homem de esquerda e comprometido com os trabalhadores. A nova presidenta do Incra (Maria Lúcia de Oliveira Falcón) é de Sergipe, é técnica, economista e conhecedora da realidade do Nordeste. Além disso, tem compromisso com a classe trabalhadora.  


Exigência do MST no Incra

Stédile ressaltou que o MST não indica quadros para ministério. Mas ponderou que, para tratar da reforma agrária, é necessário que tenham pessoas com conhecimento de causa e compromisso com os trabalhadores.


Onde ficam as famílias não-assentadas ficam


O MST tem uma base de 90 mil famílias acampadas à espera de assentamento, ao longo de todo o Brasil. Desde o Rio Grande do Sul, em São Paulo, mas os Estados com mais contingente são Pernambuco e Bahia.


A expressão 'exército do Stédile'

O clima do ato na ABI, de defesa da Petrobras e do pré-sal, influenciou a expressão utilizada por Lula. Stédile ressaltou que o mote principal do MST é a reforma agrária, mas que os movimentos populares cerrariam fileiras com os petroleiros e os brasileiros para defender a Petrobras da sanha do capital internacional. Corrupção se resolve com Reforma Política. A Petrobras está sob o alvo das grandes petroleiras internacionais. Eles querem o nosso pré-sal.


Arroz ecológico

É o arroz orgânico produzido pelo MST. A presença da Presidenta Dilma na abertura da colheita foi um reconhecimento público. O MST faz uma transição da matriz do agronegócio para uma matriz ecológica. Para isso, é preciso mão-de-obra e técnicas agrícolas. As plantações são feitas em grande escala, realizadas em quase 5 mil hectares de lavoura de arroz, em áreas de assentamento.


Haddad compra arroz

Uma lei, criada no Governo Lula, exige que municípios apliquem 30% dos recursos do MEC em produtos de agricultura familiar, com intuito de criar empregos. Gilberto Kassab, antigo prefeito de São Paulo, não cumpria a lei. Fernando Haddad, atual prefeito, fez licitação e compra arroz orgânico para merendas escolares de São Paulo. O mesmo acontece com São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC paulista.



Onde comprar o arroz

Stédile explicou que a intenção é que o arroz ecológico não seja vendido em grandes redes de supermercado. Ele ressaltou que as empresas aplicariam altos valores para obterem lucro e, assim, o produto seria vendido apenas para classe média. A preferência por merendas escolares é para democratizar o arroz, com responsabilidade social.


Outros produtos

O MST também trabalha na produção de feijão, café e leite orgânico.



Veja também:

2a parte: A GLOBO É O MAIOR PARTIDO IDEOLÓGICO DO BRASIL

 

Stédile a Dilma: a Globo é a líder do Golpe

 

 

[poll id="920"]