TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2014 / 11 / 06 / Abreu e Lima, que beleza ! Chora, Aécio, chora !

Abreu e Lima, que beleza ! Chora, Aécio, chora !

Essa JK de Saias ...
publicado 06/11/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz texto e vídeo da Agência Petrobras:

Refinaria Abreu e Lima: diversos sistemas e unidades já estão em pré-operação

Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis e com capacidade para produzir 230 mil barris diários de derivados, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram 90,2% de avanço físico em setembro. O empreendimento é composto de dois conjuntos de unidade de refino, sendo que o primeiro já está 95% concluído. Vários sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da refinaria.

 

Rnest produzirá 17% do total de diesel consumido no Brasil


 

A Abreu e Lima será a refinaria da Petrobras com a maior taxa de conversão de petróleo em diesel: a cada 100 barris de petróleo processados, 70 barris de diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) serão produzidos. No total, a produção de diesel da Rnest será de 161 mil bpd, o que representa cerca de 17% do volume de diesel consumido no Brasil (base primeiro semestre de 2014).

A Rnest possui sistema flexível de processamento, podendo receber tanto cargas de petróleo pesado de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. Sua integração às demais refinarias da companhia contribuirá para a otimização operacional e logística do parque de refino nacional, colaborando para a redução na importação de derivados.

 

Saiba o que está em pré-operação:


 

Foi iniciada a operação dos sistemas de utilidades, com a partida da Estação de Tratamento de Águas, do Sistema de Ar Comprimido e da primeira Torre de Resfriamento. O Emissário Submarino, a rede de gás natural e de gás combustível, a tocha principal e parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI) também estão em operação.

As instalações do Porto de Suape para operar os navios de petróleo foram concluídas e o duto que o interliga à refinaria entrou em operação, tendo sido recebida, em setembro de 2014, a primeira carga de petróleo. O petróleo já está armazenado no parque de tanques da refinaria.

Todas as subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação.

As caldeiras a óleo combustível foram acesas e o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo.

A pré-operação da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) foram iniciadas em outubro, e as demais unidades de processo (Coqueamento Retardado e Hidrorrefino) logo entrarão em pré-operação.