Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Zveiter chama de racista deputado de Temer

Zveiter chama de racista deputado de Temer

Zveiter é o único judeu da Câmara
publicado 13/07/2017
Comments
Sem Título-1.jpg

Perondi é da tropa de choque do MT, no jornal nacional (Reprodução/Darcísio Perondi)

O Conversa Afiada reproduz discurso feito pelo deputado Sergio Zveiter, nesta quinta-feira, 13/VII, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados:

Depois que fui nomeado, fui agredido verbalmente por vários colegas que, obviamente, não tiveram a coragem de fazer isso pessoalmente. Fui chamado de "traidor", de "vagabundo", aqui ontem fui chamado de "burro", de "imbecil", mas isso tudo eu relevei - até porque eu não reconheço em Vossas Excelências nem legitimidade para esse tipo de agressão. Só que ontem, na sessão plenária da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Darcísio Perondi, em sua sustentação oral, acusou-me, num ato vil, intencional e ardiloso, de ter feito apologia ao Nazismo.

Durante a minha relatoria, repito, perante a CCJ, além de ter cumprido todas as decisões emanadas da presidência em relação aos prazos, relevei insultos de parlamentares que, em flagrante quebra de decoro, me hostilizaram, inclusive com pejorativos como "burro", "incompetente" e "desqualificado". No entanto, jamais me curvarei a alguém quando a ofensa irrogada contra mim for uma atrocidade racista, alusiva à minha religião, ainda que dissimulada através de um jogo de palavras.

Como é de conhecimento público e sobretudo dos meus pares, eu sou o único judeu no exercício do mandato aqui na Câmara dos Deputados. O que torna ainda mais afrontosa a difamação. E, levando em consideração que os congressistas que fariam o uso da palavra na sessão de ontem na CCJ tiveram tempo suficiente para elaborar seu razoado sobre o relatório que eu apresentei na segunda-feira, é induvidoso que o brutal discurso odioso proferido pelo deputado Darcísio Perondi escondeu-se covardemente atrás da imunidade inerente ao cargo. Foi feito de forma premeditada e com dolo direto, visando me atingir por conta da minha crença religiosa. Bradou o referido deputado que fui ousado e que estou servindo à Procuradoria Geral da República, pois defendi que em caso de dúvida deve-se receber a denúncia em proteção à sociedade. O que fiz, aliás, em consonância com entendimento consolidado da jurisprudência pátria.

Em seguida, teve a ousadia de, num ataque abominável contra mim, dizer que isso é uma apologia ao Nazismo e ao Fascismo. Que Mussolini e Hitler fizeram mal para essa política. Esta imputação já viola a honra de qualquer pessoa, mais ainda quando lançada contra um membro da comunidade que teve 6 milhões de seres humanos cruelmente exterminados por força dessa repugnante política nazista, que me foi atribuída num discurso de intolerância sem documento.

Nota-se a gravidade da conduta, ainda mais quando propositalmente praticada covardemente sob o véu da imunidade parlamentar e sob os holofotes da grande mídia. Eu repudio veementemente essas acusações levianas e criminosas assacadas pelo deputado Darcísio Perondi. Se alguém fez apologia ao Nazismo neste plenário, foi o próprio Perondi!

Ou, pior, de maneira sórdida e velada, transmitiu subliminarmente sua índole de preconceito religioso, única justificativa para se dirigir a um judeu usando as referências do que de mais abominável e doloroso atingiu o nosso povo na História do mundo, que foi o Holocausto. Tamanho absurdo não pode ser aceito no Estado Democrático de Direito, cuja Constituição garante a liberdade religiosa e proíbe terminantemente a prática do racismo.

Por isso fica o registro da minha indignação, no propósito de que sirva de alerta para a humanidade, nunca mais admitir qualquer discurso de ódio, intolerância ou discriminação contra qualquer raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Racismo nunca mais!