Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / zé da Justiça se gilmariza!

zé da Justiça se gilmariza!

Como FHC, tem o Caixa Sujo e o Caixa Limpo. Quá, quá, quá!
publicado 13/03/2017
Comments
Ze1.jpg

Quem fica no centro do tucanismo? Álvaro Dias (E) ou o Mineirinho? (Reprodução: EBC)

Do Valor - aqui chamado de PiG cheiroso:

Caixa 2 no Brasil é "histórico e cultural", diz Cardozo a Sérgio Moro


Após um depoimento nesta segunda-feira (13) que durou não mais que 20 minutos ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato na primeira instância em Curitiba, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse que, “infelizmente”, o caixa 2 no Brasil é “histórico, cultural, mas nem sempre agasalha a prática de corrupção”.

(...) "Eu disse [a Moro] que, infelizmente, o Caixa 2 no Brasil é histórico, cultural, mas nem sempre agasalha a prática da corrupção. Às vezes se doa o dinheiro sem que você efetivamente saiba a origem. Há situações distintas: a corrupção tem uma origem, Caixa 2 tem outra", disse Cardozo (...) "Infelizmente, o caixa 2 no Brasil é uma realidade da política brasileira, fruto de um sistema político anacrônico, que teria já que ter sido substituído. E digo que a corrupção e o caixa 2, infelizmente, têm estruturas sistêmicas no Brasil , embora nem sempre o caixa 2 seja utilizado como forma de agasalhar recursos de corrupção. São situações que devem ser analisadas com muito cuidado", afirmou Cardozo. Segundo ele, “tudo é ilegal”, mas é importante “precisar qual a ilegalidade que se coloca”.

"Caixa 2 é ilegal? É. É recriminável? É. É eticamente reprovável? É. Mas não se confunde necessariamente com corrupção ou lavagem de dinheiro. Pode se confundir? Pode. É frequente até que isso ocorra? Sim. Pelo menos isso é que se sabe ao longo da história brasileira. Agora, que são coisas diferentes, são".
Conteúdo relacionado
PSDB e PMDB não cometeram crime!