Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Witzel mente até no currículo

Witzel mente até no currículo

Não passou nem na porta de Harvard
publicado 22/05/2019
Comments
Sem Título-7.jpg

De Igor Mello e Gabriel Sabóia, no UOL:

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), declarou em seu currículo acadêmico cursar doutorado em Ciência Política na UFF (Universidade Federal Fluminense), com parte dos estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Entretanto, ele nunca estudou na instituição norte-americana e sequer postulou a intenção de estudar no exterior.

A informação foi publicada pelo jornal "O Globo" e confirmada pelo UOL. Witzel é aluno de doutorado do PPGCP (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) da UFF. Em seu currículo na plataforma Lattes --site mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) onde pesquisadores e estudantes registram suas atividades acadêmicas--, o governador declarou ter iniciado em 2015 o doutorado em Ciência Política na UFF "com período sanduíche em Harvard University".

No jargão acadêmico, sanduíche é a modalidade de doutorado cursado em parte em uma instituição de ensino do exterior. Witzel declara ter como orientador em Harvard o professor Mark Tushnet. O curso seria focado em judicialização da política.

Entretanto, segundo a UFF, Witzel nunca postulou o ingresso na modalidade sanduíche. A universidade confirma que ele deu início ao doutorado em março de 2015. No período, dois alunos do programa foram enviados para universidades estrangeiras nessa modalidade, de acordo com a UFF.

Conforme a plataforma Lattes, a última atualização de informações no currículo acadêmico de Witzel foi feita em 8 de abril de 2016, quando ele ainda era juiz federal.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!