Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Vídeo que Bolsonaro esconde do STF tem palavrões, ameaças e cargos para o Centrão

Vídeo que Bolsonaro esconde do STF tem palavrões, ameaças e cargos para o Centrão

Por isso o governo quer enviar somente um trecho da gravação ao Supremo
publicado 08/05/2020
Comments
iuu11.png

Crédito: Isac Nóbrega/PR

O conteúdo do vídeo da reunião citada por Sergio Moro em seu depoimento à Polícia Federal tem palavrões, ameaças de demissão a ministros, anúncios de distribuição de cargos para o Centrão e pedido de acesso às informações de inteligência.

Por isso, a resistência do governo em cumprir a ordem do ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), de entregar a íntegra da gravação.

Na tarde desta quinta-feira (07/V) a AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao ministro para enviar somente trechos da reunião de 22 de abril, que sejam ligadas a Moro e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Na noite de quarta-feira (06/V), o governo pediu que Celso de Mello reconsiderasse o pedido do vídeo por se tratar de “assuntos sensíveis de Estado.”

De acordo com o Estadão, o encontro durou cerca de duas horas. A agenda com o presidente foi convocada inicialmente para apresentação do programa Pró-Brasil, de recuperação econômica, e teve a participação de 26 autoridades.

Em relatos reservados, dois ministros disseram ao jornal que a ameaça de demissão não foi direcionada ao ex-juiz da Lava Jato, mas foi um recado a todos os integrantes do primeiro escalão. Segundo participantes do encontro, o presidente cobrou alinhamento às pautas dele e cumprimento irrestrito de suas ordens.

Foi neste contexto que Bolsonaro teria pedido acesso às informações de inteligência.

No entanto, de acordo com um dos participantes, o presidente disse que quem não estivesse satisfeito poderia ir embora. Outro auxiliar disse que Bolsonaro falou poderia demitir quem quisesse.

A cobrança de Bolsonaro a seu primeiro escalão foi feita com muitos palavrões.