Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Vídeo do Bolsonaro sobre o Golpe é pirata!

Vídeo do Bolsonaro sobre o Golpe é pirata!

Maria Cristina: isso é coisa do "porão" do Geisel...
publicado 01/04/2019
Comments
Sem Título-10.jpg

O Conversa Afiada reproduz trechos de excelente comentário da excelente Maria Cristina Fernandes, na CBN, nessa segunda-feira 1º de abril, verdadeiro aniversário da Gloriosa, como dizia o Stanislaw Ponte Preta:

Depois de idas e vindas em relação ao 31 de março - o que era para ser comemorado passou a ser rememorado e, finalmente, eis que surgiu uma saída para o Presidente Jair Bolsonaro deixar a sua marca nos 55 anos do Golpe Militar de 1964: o WhatsApp da Comunicação Social divulgou um vídeo de quase dois minutos em defesa do Golpe, em que um homem de meia idade surge, com uma voz muito serena, dizendo que, ante a ameaça comunista, o Exército foi conclamado a agir. E hoje não quer palmas, nem homenagens, apenas a consciência de que cumpriu o seu dever.

Um vídeo que não faz menção aos conflitos armados que fizeram muito mais vítimas entre os civis que entre os militares: 434 pessoas morreram/desapareceram em decorrência da repressão do regime, segundo a Comissão da Verdade.

Ninguém assume a autoria. O vídeo não tem nem a logomarca do Planalto. A assessoria de comunicação do Planalto confirma a sua veiculação por meios oficiais - foi pelo WhatsApp do Palácio -, mas diz que não se trata de algo produzido pela Comunicação do Governo. Então, a gente fica assim: tem um vídeo apócrifo veiculado por canais oficiais, mas que não é oficial.

Guardadas as devidas proporções, e bem devidas, é uma lógica meio "porão".

"Porão" é como ficou conhecida, principalmente no Governo Geisel, a facção do Governo que torturava e matava utilizando-se de oficiais do Exército e da Polícia, mas que não era uma ação de Governo.

Mas, a boa notícia no meio disso tudo é que a consciência democrática da população parece hoje estar mais acesa do que em anos anteriores.

Se o ouvinte acompanhou o noticiário sobre esse 31 de março provavelmente terá visto manifestações nas grandes cidades que inexistiam nos anos passados.

E aquelas manifestações de contestação ao Golpe foram maiores do que aquelas de apoio, que também existiram.

Lembra, de certa maneira, também guardadas as devidas proporções, aquela convocação que o Collor fez, para que as pessoas saíssem às ruas de verde e amarelo em sua defesa, e as pessoas acabaram saindo às ruas de preto.

Então, se é verdade que o Governo Bolsonaro não oferece risco à Democracia, eu acho que a gente também pode considerar que seja verdade que isso se deve, em grande parte, à resistência da sociedade, que está se mostrando muito viva.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!