Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Vargas e Lula. Os únicos!

Vargas e Lula. Os únicos!

Saturnino e a prisão de Lula: um ano de dignidade!
publicado 08/04/2019
Comments
Sem Título-3.jpg

Manifestação em Curitiba (PR) pela liberdade de Lula, neste domingo, 7/IV (Crédito: Katia Passos/Jornalistas Livres)

Conversa Afiada reproduz a nova edição do Correio do Saturnino, do ex-senador Roberto Saturnino Braga:

Um ano na prisão, com a maior dignidade.

Um ano que define a grandeza de um líder.

Um ano que ressalta a importância histórica dos feitos de Lula no Brasil.

Um País que tem as dimensões de uma potência mas não consegue atingir este galardão de desenvolvimento porque uma elite moralmente atrasada e culpada, que comanda sua economia, não se importa que dezenas de milhões de seus concidadãos continuem indefinidamente atolados numa pobreza escandalosa porque desnecessária.

Sim, pobres e ricos sempre existiram desde que o mundo é mundo. Sim. concordamos todos com esta constatação que é o argumento deles. Mas pedimo-lhes um mínimo de atenção para que comparem as diferenças existentes em cada país do mundo e constatem, também, que o nosso país, o Brasil, é o campeão do mundo na grandeza destas diferenças, destas separações vergonhosas e imorais, entre seus ricos e pobres.

Que constituem, de longe, o maior problema do nosso Brasil. O fator que afeta e desagrega o sentimento comum de brasilidade; o fator que atrasa e dificulta o nosso desenvolvimento, encolhendo o mercado interno; o fator que envergonha os brasileiros perante a comunidade internacional; o fator que apequena o conceito internacional do Brasil, o fator que nos faz desrespeitar a nós mesmos com o Nação.

E contudo, e todavia, e entretanto, em toda a História do Brasil como nação, só dois presidentes, lhe deram a devida atenção. Somente dois presidentes da nossa República deram efetiva prioridade à solução deste problema maior -- das nossas desigualdades gritantes e imorais: Getúlio Vargas e Lula da Silva!

Repito, com muita ênfase: Getúlio Vargas e Lula da Silva!! Os únicos!

Um deu um tiro no coração para não sofrer a humilhação de uma segunda deposição. Deixou escrita uma carta-denúncia que é o documento mais importante de nossa história republicana, revelando aos brasileiros os verdadeiros motivos dos golpes que nossa democracia sofre com frequência.

Getúlio Vargas e Lula da Silva!

Getúlio, bacharel em Direito, culto e estudioso positivista, de cepa do grande Júlio de Castilhos, dotado da mais elevada consciência moral.

Lula, homem de origem humilde da zona mais pobre do País, dotado, pelas sua qualidades pessoais, de uma superlativa capacidade de liderança, que necessariamente compreende uma grande força moral, estudioso do Brasil por iniciativa própria e por amor ao nosso povo e à sua nação.

Getúlio e Lula, os únicos a compreender e avaliar corretamente a importância primordial do nosso problema das desigualdades e da dominação pelo grande capital.

Getúlio, avançado em anos, resolveu por fim à vida e escrever a carta-denúncia: ”Saio da vida e ingresso na História”

Lula, consciente da importância histórica do futuro que lhe espera, suporta dignamente a prisão quase incomunicável que lhe é imposta por motivos eminentemente políticos, pelo medo que sua figura inspira aos seus algozes.

Como a motivação é toda política, e como a política muda como o formato das nuvens no céu (Magalhães Pinto), chegará o dia em que os algozes irão para a cadeia, muito mais dura para eles porque sem nenhum estofo moral.

Eu, com 88 anos hoje, espero ver este dia de justiça.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!