Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Valentão bolsonarista apresenta projeto para que o RJ volte a ser capital do Brasil

Valentão bolsonarista apresenta projeto para que o RJ volte a ser capital do Brasil

Prioridades...
publicado 29/07/2020
Comments
Untitled-15.jpg

(Agência Câmara)

CartaCapital - Qual a solução para a crise política no Brasil? Para o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) seria a capital federal voltar a ser a cidade do Rio de Janeiro. O parlamentar apresentou um Projeto de Emenda a Constituição (PEC) com a ideia do país ter duas capitais.

“Elevar o Rio de Janeiro a segunda capital seria um passo de fundamental importância prática e simbólica para a materialização do slogan “Mais Brasil, Menos Brasília” – síntese do programa de governo do presidente Jair Bolsonaro”, justifica o deputado.

A ideia seria o Brasil, assim como outros países, ter duas capitais. O presidente despacharia regularmente no Rio, a cidade federal, que teria de volta a sede dos ministérios. O Congresso também iria para a cidade maravilhosa.

Para ele, isso amenizaria o problema do isolamento dos políticos em Brasília. “Capitais distantes da população reduzem a prestação de contas”, diz Silveira. “O Rio passa de problema à solução, vitrine da recuperação do Brasil”.

“A saída da capital (1960) gerou efeitos perversos ao Rio e o antigo estado fluminense”, argumenta.

Entre as inspirações citadas pelo deputado estão Bonn, ex-capital da Alemanha, que atualmente é cidade federal, sede de seis ministérios; Rússia, onde São Petersburgo é a segunda capital; África do Sul, que tem três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein); China, onde Pequim é a “capital do norte” e Nanquim a “capital do sul” e a Coreia do Sul, representada por Seul e Sejong.

Daniel Silveira é um dos deputados bolsonaristas investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal.