Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / TSE cassa a “Moro de saia”

TSE cassa a “Moro de saia”

A senadora Selma Arruda foi cassada por crime de caixa 2 e abuso de poder
publicado 11/12/2019
Comments
Untitled-3.jpg

(Créditos: Agência Senado)

Do O Globo:

Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) decidiu cassar o mandato da senadora Selma Arruda (Podemos-MT) e de seus suplentes por abuso de poder econômico e caixa dois durante as eleições de 2018. Tribunal também determinou que ela fique inelegível por oito anos. A Corte vai decidir ainda se deverá ser feita nova eleição, ou se assume o candidato derrotado mais bem votado. Também falta definir se a decisão terá efeito imediato ou se será necessário esperar o julgamento de eventuais recursos da senadora.

Na semana passada, o relator do processo, ministro Og Fernandes, já tinha votado pela cassação. Nesta terça-feira, outros cinco ministros se posicionaram da mesma forma: Luis Felipe Salomão, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Apenas Edson Fachin foi contra, argumentando não haver provas cabais contra Selma.

A senadora já foi comparada ao ex-juíz Sergio Moro, em razão da época em que foi juíza no Mato Grosso e tinha uma atuação considerada rigorosa. No ano passado, foi eleita senadora pelo PSL, mas depois mudou de partido, indo para o Podemos. Selma e um de seus suplentes, Gilberto Possamai, tinham sido declarados inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. A acusação é de que a senadora recebeu R$ 1,2 milhão em transferências bancárias de Possamai, em abril e julho de 2018. O dinheiro não teria sido declarado por ela à Justiça Eleitoral, podendo gastar mais do que os outros candidatos. Para a maioria dos ministros do TSE, isso foi uma irregularidade contábil e caracterizou a prática de caixa dois.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

registrado em: , , ,