Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Trump toma uma invertida: respeite a ciência

Trump toma uma invertida: respeite a ciência

Lição pode ser dada também a Bolsonaro
publicado 19/03/2020
Comments
1582767258175.png

Reprodução Axios

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à comunidade cientifica crie uma vacina contra o Coronavírus com muita rapidez.

Mereceu uma resposta a altura de H. Holden Thorp, pesquisador e editor da renomada e  científica Science.

Leia abaixo:

“Faça-me um favor, acelere, acelere”. Foi o que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse à Conferência Legislativa da Associação Nacional de Condados, recontando o que ele disse aos executivos farmacêuticos sobre o progresso em direção a uma vacina para a síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2 (SARS-CoV-2), o vírus que causa o coronavírus (COVID-19). Anthony Fauci, líder de longa data do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, tem dito repetidamente ao presidente que o desenvolvimento da vacina levará pelo menos um ano e meio – a mesma mensagem transmitida pelos executivos farmacêuticos. Aparentemente, Trump pensou que simplesmente repetir seu pedido mudaria o resultado.

A China, com razão, criticou as tentativas esmagadoras de cientistas de relatar informações durante o surto. Agora, o governo dos Estados Unidos está fazendo coisas semelhantes. Informar a Fauci e outros cientistas do governo que eles devem limpar todos os comentários públicos com o vice-presidente Mike Pence é inaceitável. Não é hora de alguém que nega evolução, mudança climática e os perigos de fumar para moldar a mensagem pública. Graças a Deus Fauci, Francis Collins [diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH)] e seus colegas de agências federais estão dispostos a seguir em frente e estão gradualmente divulgando a mensagem.

Enquanto os cientistas tentam compartilhar fatos sobre a epidemia, o governo os bloqueia ou os reafirma com contradições. As taxas de transmissão e as taxas de mortalidade não são medidas que podem ser alteradas com vontade e uma apresentação extrovertida. O governo disse repetidamente – como fez na semana passada – que o vírus espalhado nos Estados Unidos está contido, quando fica claro a partir de evidências genômicas que o espalhamento comunitário está ocorrendo no estado de Washington e além. Esse tipo de distorção e negação é perigoso e quase certamente contribuiu para a resposta lenta do governo federal. Depois de 3 anos debatendo se as palavras desta administração são importantes, as palavras agora são claramente uma questão de vida ou morte.

E, embora as etapas necessárias para produzir uma vacina possam ser mais eficientes, muitas delas dependem de processos biológicos e químicos essenciais. Portanto, o presidente poderia muito bem ter dito: “Faça-me um favor, apresse-se nesse impulso”.

Não espero que os políticos conheçam as equações de Maxwell para eletromagnetismo ou a reação química de Diels-Alder (embora eu possa sonhar). Mas você não pode insultar a ciência quando não gosta e, de repente, insistir em algo que a ciência não pode dar sob demanda. Nos últimos 4 anos, os orçamentos do presidente Trump fizeram cortes profundos na ciência, incluindo cortes no financiamento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e do NIH. Com o desrespeito deste governo pelas ciências da Agência de Proteção Ambiental e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, e a nomeação estagnada de um diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica – tudo para apoiar objetivos políticos -, o país teve quase quatro anos de danos. e ignorando a ciência.

Agora, o presidente de repente precisa de ciência. Mas os séculos passados ​​elucidando princípios fundamentais que governam o mundo natural – evolução, gravidade, mecânica quântica – envolveram a criação de bases para saber o que podemos e o que não podemos fazer. As maneiras pelas quais os cientistas acumulam e analisam evidências, aplicam o raciocínio indutivo e sujeitam as descobertas ao escrutínio por pares foram comprovadas ao longo dos anos para dar origem a um conhecimento robusto. Esses processos estão sendo aplicados à crise do COVID-19 por meio de colaboração internacional em uma velocidade vertiginosa e sem precedentes. A Science publicou dois novos artigos no início deste mês sobre o SARS-CoV-2, e mais estão a caminho. Mas os mesmos conceitos usados ​​para descrever a natureza são usados ​​para criar novas ferramentas. Portanto, pedir uma vacina e distorcer a ciência ao mesmo tempo são surpreendentemente dissonantes.

Uma vacina precisa ter uma base científica fundamental. Tem que ser fabricável. Tem que ser seguro. Isso pode levar um ano e meio – ou muito mais. Os executivos farmacêuticos têm todo o incentivo para chegar lá rapidamente – afinal, eles estarão vendendo a vacina – mas, felizmente, eles também sabem que você não pode violar as leis da natureza para chegar lá.

Talvez devêssemos estar felizes. Três anos atrás, o presidente declarou seu ceticismo em relação às vacinas e tentou lançar uma força-tarefa antivacina. Agora ele de repente adora vacinas.

Mas faça-nos um favor, Sr. Presidente. Se você quer algo, comece a tratar a ciência e seus princípios com respeito.