Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Trump já matou 40 mil venezuelanos!

Trump já matou 40 mil venezuelanos!

Sachs: sanções econômicas americanas têm efeito devastador!
publicado 05/05/2019
Comments
TrumpDiabo.jpg

O Conversa Afiada reproduz trechos de entrevista de Jeffrey Sachs, economista norte-americano autor do livro "O Fim da Pobreza", ao portal Democracy Now:

(...) Democracy Now: Muitos acusam Nicolás Maduro de causar uma paralização da economia da Venezuela. Você afirma que o problema é outro.
Sachs:
Não é apenas uma paralização da economia. É um colapso da economia, uma catástrofe. Sim, havia uma crise econômica na Venezuela antes de Trump assumir a presidência dos EUA - mas a ideia do governo Trump, desde o início, é derrubar Maduro. Isso não é uma hipótese - Trump perguntou explicitamente aos presidentes da América Latina: "os EUA não deveriam simplesmente invadir?". Ele já falava isso em 2017.

Os líderes latino-americanos deixaram claro que não queriam uma ação militar. Então o governo dos EUA, desde então, tenta estrangular a economia da Venezuela.

Tudo começou com as sanções em 2017, que impediram o acesso do governo aos mercados de capitais internacionais e a estatal de petróleo PDVSA de renegociar seus empréstimos. Isso jogou a Venezuela num cenário de hiperinflação. Foi o colapso total. O dinheiro ganho com o petróleo desabou. Os salários utilizados para comprar remédios e comida desabaram. Foi aí que a crise social e humanitária fugiu do controle.

E aí, neste ano, houve essa ideia bem inocente, bem estúpida, em minha opinião, da auto-proclamação de um presidente - uma ação coreografada com os EUA. (...) Agora, a Venezuela está em completa catástrofe, muito por culpa do governo americano, que intencionalmente causou sofrimento em massa. (...)

Democracy Now: Como você chegou ao número de 40.000 mortos como consequência das sanções americanas?
Sachs:
Sinceramente, ninguém sabe ao certo o número de mortes. Foi um cálculo simples baseado nas estimativas das universidades venezuelanas que calcularam o aumento da mortalidade da população após o início das sanções. Não quero que ninguém pense que esses números são precisos. O que eu tenho certeza, entretanto, é que existe uma catástrofe humanitária, causada deliberadamente pelo governo americano, através do que considero sanções ilegais - eles querem criar o caso com o propósito de derrubar um governo.

Democracy Now: Por qual motivo?
Sachs:
É a atuação normal da diplomacia da direita americana, só isso. É a mesma política externa que foi aplicada à América Latina durante boa parte do século XX, é a mesma política externa que é aplicada ao Oriente Médio. É o que o sr. Bolton entende por diplomacia. É o que Trump entende por diplomacia: socar o oponente na cara, esmagar o oponente, fazer o que for necessário para que tenha o resultado desejado. É uma forma burra. E nunca funciona. Apenas causa catástrofe. (...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!