Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Temer comprou o silêncio de Cunha e Funaro

Temer comprou o silêncio de Cunha e Funaro

Tem que manter isso, viu?
publicado 21/04/2018
Comments
Sem Título-5.jpg

(Reprodução/TV Globo)

Do Globo Overseas:

O complemento da delação premiada de Francisco Assis e Silva, diretor jurídico do grupo J&F, dono da JBS, revela novos detalhes da acusação de envolvimento do presidente Michel Temer, do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do ex-ministro Geddel Vieira Lima na tentativa de comprar o silêncio de Lúcio Bolonha Funaro, apontado como operador de políticos do PMDB em esquemas de corrupção. Em um dos anexos de sua colaboração, Francisco relatou que Geddel, atualmente preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, lhe perguntou se “Joesley estava cuidando do passarinho”.

Segundo o delator, Geddel também teria informado que "Eliseu Padilha havia sido destacado pelo Presidente Michel Temer para cuidar desse assunto". O silêncio de Funaro não durou muito e ele acabou firmando um acordo de delação premiada. Em sua própria colaboração, o operador relatou que Padilha tentou monitorar sua delação.

Em junho de 2017, o empresário Joesley Batista gravou um diálogo com o presidente Michel Temer, ocorrido em um encontro fora da agenda no Palácio do Jaburu. Os dois conservam sobre a situação de Eduardo Cunha, e o empresário diz que estava "de bem" com o ex-presidente da Câmara. O presidente então comenta: "tem que manter isso, viu?". Em sua colaboração premiada, Joesley diz que o diálogo se referia à compra do silêncio de Cunha. Em depoimento aos procuradores do Ministério Público Federal, Joesley também afirmou que os pagamentos beneficiavam Funaro.

“Eu ouvi do presidente, claramente, que era importante manter isso (ajuda financeira a Funaro e Cunha). Enfim, a primeira missão minha lá (na reunião no Palácio Jaburu) era essa: saber dele (Temer) se o compromisso (pagamento de propina) ainda era necessário, e ele (Temer) me disse de pronto que sim”, relata em trecho do depoimento.

(...)

Em tempo: no mesmo Globo Overseas se sabe que o Geddel boca de jacaré encomendou ao Joesley a redação de um projeto de lei para anistiar os crimes de Caixa 2. É um desses sublimes momentos da República Federativa da Cloaca Geddel das nove malas (uma delas sumiu a caminho da PF aecista) pede a um empresário corruptor para redigir um projeto de lei! Melhor seria se tivesse pedido ao experiente Maroni, aquele que, segundo um amigo navegante do Conversa Afiada, vai instalar um Bahamas no triplex que o Judge Murrow diz que é do Lula. Viva! - PHA