Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Randolfe pede ao STF o afastamento e a prisão de Weintraub

Randolfe pede ao STF o afastamento e a prisão de Weintraub

"Ele precisa aceitar que está sob a égide de um Estado de Direito"
publicado 15/06/2020
Comments
Untitled-31.jpg

(Foto 1: Jonas Pereira/Agência Senado - Foto 2: Valter Campanato/Agência Brasil)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira 15/VI um pedido de prisão temporária ou preventiva do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O parlamentar também solicita o afastamento imediato de Weintraub do comando do MEC e a realização de busca e apreensão de celulares e computadores dele.

Neste domingo 14/VI, o ministro foi a uma manifestação de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios. Questionado por militantes sobre o "pagamento de impostos a políticos corruptos", ele respondeu: "já falei a minha opinião, o que faria com esses vagabundos". A frase faz referência a uma afirmação dele na reunião ministerial de 22/VI, em que disse: "eu, por mim, colocava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".

“Não se pode permitir, de forma alguma, qualquer tipo de ameaça contra a democracia e contra minorias. O ministro precisa se compor e aceitar que está sob a égide do Estado Democrático de Direito. Não há espaço para ameaças às instituições e à Constituição Federal”, diz Randolfe no pedido ao STF.

"As falas reiteradas de um dos principais ministros do governo de Jair Bolsonaro é inaceitável e anacrônica", prossegue o pedido do senador, encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.