Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Quem aprova Bolsonaro? Os brancos e ricos!

Quem aprova Bolsonaro? Os brancos e ricos!

Datafolha: mulheres, jovens e negros avaliam governo como ruim ou péssimo!
publicado 09/12/2019
Comments
Apoiadores.jpg

Manifestantes pró-Bolsonaro em Brasília, 27/V/2019 (Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Datafolha divulgou neste domingo 8/XII sua pesquisa sobre a aprovação da população ao governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com o levantamento, 30% acreditam que o governo Bolsonaro é ótimo ou bom. 32% consideram o governo regular, e 36% ruim ou péssimo.

Quando indagados qual nota de zero a dez dariam ao trabalho de Bolsonaro, a média concedida pelos entrevistados foi de 5,1 pontos.

À beira da reprovação, portanto.

Mas... Quem aprova Bolsonaro?

Quem acredita em suas promessas, seu programa de governo?

Segundo o Datafolha, a aprovação do presidente entre os mais pobres é apenas metade da observada entre os mais ricos: entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos por mês, 22% dizem que o governo Bolsonaro tem desempenho ótimo ou bom. Entretanto, entre os mais ricos - renda superior a cinco salários mínimos por mês - esse índice salta para 44%.

Já a desaprovação é de 43% entre os entrevistados de baixa renda e 28% entre aqueles que ganham acima de dez salários mínimos mensais.

Entre os que avaliam o governo de Jair Bolsonaro como ótimo ou bom estão 35% dos homens, 35% das pessoas com ensino superior, 37% dos brasileiros brancos, 39% dos evangélicos neopentecostais, 40% dos moradores do Sul e 58% dos que se declaram "empresários".

Bolsonaro, afinal, faz um governo para os ricos: perdoa as dívidas dos bilionários, fala fino com os bancos, diz que é difícil ser patrão no Brasil, promove uma política neoliberal que perpetua a desigualdade...

E os segmentos que avaliam o governo como ruim ou péssimo?

São 41% das mulheres, 41% dos brasileiros mais jovens (16 a 24 anos), 46% dos pretos e pardos, 48% dos desempregados, 50% dos indígenas, 50% dos moradores do Nordeste e 55% dos seguidores de religiões de matriz africana.


Reprodução: Folha de São Paulo

Em tempo: o Datafolha também questionou os entrevistados a respeito da confiança em Jair Bolsonaro. Apenas 19% dos brasileiros confiam no que o presidente diz. 37% confiam às vezes e 43% nunca confiam.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,