Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / PSDB ia contratar empresa do escândalo do Facebook

PSDB ia contratar empresa do escândalo do Facebook

"Já fizemos no México e na Malásia. Agora vamos para o Brasil"
publicado 21/03/2018
Comments
Sem Título-15.jpg

Diretor da Cambridge Analytica: "agora estamos a caminho do Brasil. Ele é grande..."

Via BuzzFeed News:

Uma empresa brasileira de consultoria anunciou na terça-feira [21/III] a suspensão de sua parceria com a Cambridge Analytica, após as recentes descobertas sobre a exploração de dados do Facebook por parte da companhia britânica.

A empresa, conhecida anteriormente como CA Ponte, passou a se chamar "A Ponte Estratégia", abandonando as iniciais da empresa britânica. O negócio entre as duas empresas, que começou em 2017, deveria firmar a posição da Cambridge no Brasil, onde as eleições deste ano - que atrairão as atenções de 147 milhões de eleitores em meio à corrida pela Presidência, pelos governos estaduais e pelo Legislativo - representam um dos maiores mercados para empresas de análise de dados.

A empresa negociou um contrato com o PSDB no fim do ano passado, segundo apurou o BuzzFeed News, mas o partido, então comandado por Tasso Jereissati, não finalizou o negócio.

A Cambridge Analytica vive em águas turbulentas desde a recente divulgação de que ela secretamente reuniu informações de milhões de usuários do Facebook para usá-los em campanhas eleitorais, como a de Donald Trump para a Presidência dos EUA, em 2016, e a corrida pelo Brexit no Reino Unido.

Além disso, uma "investigação disfarçada" do canal 4 News no Reino Unido mostrou dois executivos da empresa contando a um repórter - que fingia ser um cliente em potencial vindo do Sri Lanka - que eles usaram táticas como suborno e divulgação de falsas notícias para influenciar as eleições onde eles eram contratados. Enquanto eram secretamente gravados, os executivos listaram vários países onde a companhia havia trabalhado e acrescentaram: "Agora estamos indo para o Brasil".

(...)

Conteúdo relacionado
O Facebook ameaça a Democracia