Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Pronunciamento de Bolsonaro é estarrecedor

Pronunciamento de Bolsonaro é estarrecedor

As reações das autoridades à irresponsabilidade do presidente
publicado 25/03/2020
Comments
jairbolsonaroaquelatelevisaotvglobodrauziovarellagripezinha.png

Não foram poucas as reações de autoridades ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito na última terça-feira (24/III).

O presidente pediu a "volta à normalidade", o fim do "confinamento em massa" e disse que os meios de comunicação espalharam "pavor". Na fala, Bolsonaro criticou medidas adotadas pelos governadores e até contrariou o que diz o ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), e o que recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Minutos após o discurso, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reagiram de forma crítica.

O momento exige que o governo federal reconheça o esforço de todos - governadores, prefeitos e profissionais de saúde - e adote medidas objetivas de apoio emergencial para conter o vírus e aos empresários e empregados prejudicados pelo isolamento social.

— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 25, 2020

O Congresso está atento e votará medidas importantes para conter a pandemia e ajudar os empresários e trabalhadores. Precisamos de paz para vencer este desafio.

— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 25, 2020

O presidente e o vice-presidente do Senado @davialcolumbre e @anastasia criticam pronunciamento de @jairbolsonaro e dizem que país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde de sua população. Ouça: https://t.co/l18DLTW8IH #coronavírus pic.twitter.com/tZ4NjwPtyt

— Rádio Senado (@RadioSenado) March 25, 2020

 

Governadores também criticaram a ação do presidente. Veja algumas reações. 

Pronunciamento de hoje mostra que há poucas esperanças de que Bolsonaro possa exercer com responsabilidade e eficiência a Presidência da República. Os danos são imprevisíveis e gravíssimos.

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 24, 2020

Não é gripezinha. Vou continuar trabalhando em defesa da vida. Olhar nos olhos das pessoas e dizer: estamos numa guerra. ACORDA. Temos que vencê-la. Chega de discurso vazio e delírios. Vamos trabalhar mais e mais. Responsabilidade. Todos contra o coronavírus. #FiqueEmCasa

— Rui Costa (@costa_rui) March 25, 2020

É difícil não se manifestar frente ao discurso do Presidente da República, que vai contra todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nós vamos seguir o que a ciência nos comprova. O Piauí mantém todas as suas medidas de prevenção à Covid-19. https://t.co/GMLT2dCmZ3

— Wellington Dias (@wdiaspi) March 25, 2020

Pronunciamento do Pres.Jair Bolsonaro foi desconectado das orientações dos cientistas, da realidade do mundo e das ações do Ministério da saúde. Confunde a sociedade, atrapalha o trabalho nos Estados e Municípios, menospreza os efeitos da Pandemia. Mostra que estamos sem direção

— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) March 25, 2020