Petroleiros ocupam Câmara contra prisões de sindicalistas
Dois trabalhadores e sindicalistas da Federação Única dos Petroleiros (FUP) foram presos na manhã desta terça-feira, ao tentar participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.
A sessão marcaria o debate sobre o projeto de lei que muda as regras de exploração do pré-sal, retirando da Petrobras a exclusividade nesta área.
Gustavo Marssaioli e Cláudio Nunes foram agredidos e levados por policiais, apesar dos apelos de outros trabalhadores presentes ao local. Assista:
Após essa prisão, sindicalistas da FUP e de outras entidades, como a CUT, resolveram ocupar o plenário da Câmara e prometeram não desocupá-lo até que Gustavo e Cláudio sejam liberados pela Polícia.
O projeto em questão é o PL 4567/16, de autoria do senador José Serra. Ele retira a garantia da Petrobras de ter, pelo menos, 30% de participação nos consórcios de exploração no pré-sal.
Segundo a FUP, a intenção dos Golpistas é entregar "nosso bem público às mãos das empresas estrangeiras e contribuir para o desmonte da Petrobras".


