Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Pesquisa do Itaúúú dá Haddad em segundo lugar

Pesquisa do Itaúúú dá Haddad em segundo lugar

37% dos eleitores de Lula votam em quem ele indicar!
publicado 07/08/2018
Comments
Sem Título-4.jpg

Fernando Haddad na convenção do PT em São Paulo, 4/VIII (Créditos: Ricardo Stuckert)

A XP Investimentos (uma das maiores corretoras de valores do Brasil, da qual o Itaúúú é dono de 49% das ações), em parceria com o Ipespe, instituto de pesquisas com sede em Recife, apresentou na última segunda-feira, 6/VIII, sua décima pesquisa para as eleições presidenciais.

Em um primeiro cenário, Jair Bolsonaro lidera com 22%, seguido pela Bláblárina com 11% e Ciro Gomes e o Santo do Alckmin empatados com 10%. Fernando Haddad, do PT, aparece na sétima posição, com 2% das intenções de voto.

Votos brancos, nulos e eleitores indecisos somam 34%.

Em outro cenário, desta vez com Lula, o candidato do PT dispara com 31% das intenções, contra 19% de Bolsonaro.

A novidade da pesquisa está em outro cenário que apresenta Fernando Haddad, explicitamente, como o candidato apoiado pelo presidente Lula. Nesse contexto, Haddad alcança 13% dos votos, atrás apenas de Bolsonaro, com 20%. Geraldo Alckmin e Marina Silva têm 9% e Ciro 8%. Brancos, nulos e indecisos são 31%.

A pesquisa também apresenta a migração dos votos de Lula para Haddad. No primeiro cenário, 5% dos eleitores de Lula declararam voto no ex-prefeito de São Paulo. Entretanto, no levantamento que considera Haddad como o candidato indicado por Lula, essa transferência alcança 37%

A pesquisa foi feita por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 30 de julho e 1o. de agosto.

Veja os dados completos no documento abaixo (em inglês, pois é o público alvo da XP...):