Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Papa excomunga maneira de julgar Lula

Papa excomunga maneira de julgar Lula

Intervenção externa na Justiça põe em risco a Democracia!
publicado 05/06/2019
Comments
Papa.jpg

Papa Francisco, em novembro de 2018 (Créditos: Flickr/Prensa Total)

O Conversa Afiada reproduz trechos do discurso do Papa Francisco durante a cerimônia de encerramento do Encontro de Juízes Panamericanos sobre Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, na Cidade do Vaticano:

Senhoras e senhores, é motivo de alegria e esperança encontrar com vocês neste evento, em que assumimos um compromisso que evoca o trabalho que realizam em conjunto com advogados, consultores, procuradores, defensores, e também o desejo dos povos e a busca sincera de garantir que a justiça, e especialmente a justiça social, possa chegar a todos. (...)

Saúdo esta iniciativa, bem como a realizada no ano passado na cidade de Buenos Aires, na qual mais de 300 magistrados e juristas deliberaram sobre os direitos sociais à luz das encíclicas Evangelii Gaudium, Laudato si' e meu discurso aos movimentos populares em Santa Cruz de la Sierra. (...)

Aproveito esta oportunidade para manifestar a minha preocupação com uma nova forma de intervenção externa nos cenários políticos dos países, através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais. O lawfare, além de colocar a democracia dos países em sério risco, é utilizado para minar os processos políticos emergentes e incentivar a violação sistemática dos direitos sociais. A fim de garantir a qualidade institucional dos Estados, é fundamental detectar e neutralizar este tipo de prática que resulta de uma atividade judicial imprópria em combinação com operações midiáticas paralelas. E todos estamos familiarizados com o julgamento antecipado pela mídia. (...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia mais no Conversa Afiada:

registrado em: ,