Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Papa encontra vítimas de abusos e decreta o fim do segredo!

Papa encontra vítimas de abusos e decreta o fim do segredo!

Culpados serão punidos!
publicado 27/09/2015
Comments
papa francisco com criança

O Conversa Afiada republica notícia da agência Ecclesia sobre outra desconcertante ação do Papa Francisco I nos Estados Unidos, onde foi mais intensa a ação predadora dos padres pedófilos:


América 2015: Papa encontrou-se com vítimas de abusos sexuais e promete que responsáveis "vão prestar contas"


Reunião privada foi confirmada por Francisco, que confessou "vergonha" e pediu fim de "segredo" em volta de casos

Filadélfia, Estados Unidos da América, 27 set 2015 (Ecclesia) – O Papa revelou hoje que se encontrou em privado com cinco vítimas de abusos sexuais por membros do clero, nos Estados Unidos da América.

“Tenho gravados no meu coração as histórias, o sofrimento e a dor dos menores abusados sexualmente por sacerdotes”, afirmou, num encontro com cerca de 300 bispos católicos que participam no 8.º Encontro Mundial das Famílias, na capela do Seminário de São Carlos Borromeu, em Filadélfia.

Francisco confessou “vergonha” por ver que “pessoas que tinham a seu cargo o cuidado terno desses pequenos os tenham violado e causado danos profundos”

“Lamento-o profundamente. Deus chora”, declarou.

O Papa sustentou que os “crimes e pecados de abusos sexuais a menores não podem ser mantidos em segredo durante mais tempo”.

Nesse sentido, comprometeu-se a uma “zelosa vigilância” da Igreja Católica “para proteger os menores”.

“Prometo que todos os responsáveis vão prestar contas”, prosseguiu.

Francisco disse depois que os sobreviventes de abusos se tornaram “verdadeiros arautos de esperança e ministros de misericórdia”.

“Humildemente, devemos a cada um deles e às suas famílias a nossa gratidão pela sua imensa coragem para fazer brilhar a luz de Cristo sobre o mal do abuso sexual de menores”, insistiu.

A reunião privada juntou três mulheres e dois homens que foram abusados quando eram crianças, acompanhadas pela Igreja Católica em Filadélfia, tendo conversado e rezado com Francisco, durante meia hora.

Esta quinta-feira, em Nova Iorque, o Papa tinha recordado a “vergonha” dos casos de abusos sexuais envolvendo membros do clero e instituições eclesiais nos Estados Unidos da América, durante um encontro de oração com religiosos.

“Sei que vós, como corpo sacerdotal, diante do povo de Deus, sofrestes muito num passado não distante suportando a vergonha por causa de muitos irmãos que feriram e escandalizaram a Igreja nos seus filhos mais indefesos”, disse, na homilia da celebração de vésperas, em espanhol, na Catedral de São Patrício.

Dois dias antes, Francisco elogiou a resposta da Igreja Católica nos Estados Unidos aos “momentos obscuros” que viveu recentemente, numa referência indireta aos casos de abusos sexuais.

“Que tais crimes nunca mais se repitam”, declarou, numa homilia proferida perante os bispos norte-americanos, na Catedral de São Mateus, em Washington.

A intervenção sublinhou a “coragem” com que estas situações foram superadas, sem evitar “humilhações e sacrifícios”, tendo como prioridade recuperar “a credibilidade e a confiança requerida aos ministros de Cristo”.