Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Não é boato! É Golpe!

Não é boato! É Golpe!

Ladrões querem ficar mais tempo no cofre do angorá
publicado 05/05/2017
Comments
Botafogo.jpeg

Por Luis Felipe Miguel, professor de Ciência Política da UnB:

Ontem, foi divulgado que Rodrigo Maia decidiu retomar a tramitação de uma PEC antiga que prorroga mandatos. O deputado Vicente Cândido, do PT, se apressou em divulgar nota dizendo que não é nada disso, que é só uma manobra para fazer andar a reforma política; em suma, que haveria uma espécie de "acordo de cavalheiros" para não usar a tal PEC para dar um novo golpe.

Logo muita gente, inclusive à esquerda, começou a rir da "paranoia" de quem viu na PEC uma possibilidade de cancelamento das eleições de 2018. Não sei, parece que a história, mesmo a mais recente, não ensina nada. Ou então que o antipetismo de alguns setores da esquerda é tão grande que eles preferem prorrogar a presidência de Temer a ver uma nova vitória de Lula.

O fato é que, com "acordo de cavalheiros" ou sem, a tramitação acelerada da PEC abre um caminho formalmente legal para um novo golpe. Esse temor é expressado, por exemplo, pelo deputado Paulo Pimenta, também do PT. Há muitos sinais de que uma nova virada de mesa é uma das alternativas discutidas pelos donos do poder.

Ontem mesmo, em entrevista à Rede TV!, Michel Temer soltou a seguinte frase: "Espero que as reformas deem certo e que não haja necessidade de pedirem para eu continuar". À parte o delírio, já típico dele, de se ver como homem providencial (quando está disputando a posição de governante mais impopular da história da humanidade), a frase revela a compreensão de que seu mandato usurpado não é fixado pelo prazo legal, mas pelo cumprimento de um determinado programa (no caso, remoção de direitos e aniquilamento da esquerda política). Essa é, aliás, uma característica do golpes "saneadores": sua ação corretiva nunca cabe no cronograma inicial e eles têm que se perpetuar. Foi o que aconteceu em 1964.

Os movimentos de Rodrigo Maia e de Michel Temer encontram eco nas manifestações de alguns setores das forças armadas e do judiciário. Combinam, também, com a revolta da direita radical com a soltura de José Dirceu, indício de que a "revolução" está se desvirtuando. Enfim, é confortável atribuir tudo à "paranoia" alheia, mas o cancelamento das eleições de 2018, com o consequente fechamento do regime, é uma das possibilidades no horizonte. Fingir que ela não existe não vai contribuir para afastá-la.


Antes, o Conversa Afiada havia publicado:

Pimenta: Maia quer ampliar mandato do Temer!


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, instalou nesta quinta-feira, 04/V, uma comissão especial para analisar uma PEC do deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, para determinar que todas as eleições para cargos majoritários aconteçam simultaneamente.

Na prática, a ideia possibilita o adiamento das eleições presidenciais do ano que vem para 2020, ano da disputa municipal.

Em tempo: a PEC de Marcelo Castro é de 2003. Mas o fato de ela ser desenterrada neste momento é simples coincidência, amigo navegante...

Veja a explicação do deputado federal Paulo Pimenta:

Abaixo, o documento: