Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Moreira trai desde o berço

Moreira trai desde o berço

Sem o “papelzinho do Brizola” vão roubar todas as eleições
publicado 20/02/2018
Comments
Gato1.jpg

Do blog do Marcelo Auler:

“Gatinho angorá”: intervenção no que destruiu


Já não resta mais dúvida a ninguém. A intervenção federal foi Rio foi feita sem planejamento, como bem definiu Ricardo Kotscho no seu Balaio do Kotscho na segunda-feira (19/02): “nas coxas”. (...) Mais ainda. Kotscho, na sua postagem – Foi do “Gatinho Angorá” a ideia de botar fogo no circo para Temer levar vantagem? -, supõe que a intervenção foi obra e graça do “Gato Angorá”. Um apelido com o qual Brizola batizou Moreira Franco. Dinheiro para lá, dinheiro para cá, no entanto, na contabilidade das propinas da Odebrecht acabou merecendo um diminutivo, sabe-se lá por que.

Talvez Moreira não fosse capaz de, sozinho, idealizar esta intervenção. Enxergue-se sim uma digital mais comprometedora, a do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tal e qual sustenta Luis Nassif em – Xadrez de Sérgio Etchgoyen, o comandante de fato do governo Temer. Nunca é demais lembrar a extirpe dos Etchegoyen e os laços que as gerações anteriores da família sempre tiveram com o autoritarismo, ditaduras e torturas. Estão aí os exemplos do pai e do tio do atual ministro – Léo (o pai) e Cyro – que o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) perpetuou na História do Brasil..

(...) Ao jogar a favor da intervenção com interesses que devem ir além do desvio das atenções para a acachapante derrota que esperava Michel Temer na tão propalada reforma da previdência, Moreira Franco parece esquecer que suas digitais estão marcadíssimas neste quadro de penúria que os fluminenses suportam. Desde 1985.

Naquele ano, ao vencer as eleições estaduais no bojo da popularidade de Tancredo Neves, derrotando Darcy Ribeiro, do PDT, na sucessão de Leonel Brizola, ele desprezou, por idiossincrasias políticas, o único projeto que poderia evitar o crescimento da criminalidade no Estado do Rio: a escola em tempo integral. (...)

Leia a íntegra da matéria no Blog do Marcelo Auler.

Aos leitores: O Blog tem por objetivo tratar com detalhes assuntos de interesse público, buscando informações novas e análises diferenciadas. Por isso, costumamos apresentar menos postagens. Nossa sobrevivência depende da ajuda dos leitores, compartilhando os textos para um maior número de pessoas. Contamos ainda com contribuições financeiras para a manutenção desta página, em quaisquer valores e em qualquer periodicidade. Podem ser feitas na conta corrente cujos dados se encontram na página do Blog, ao final do artigo acima. Desde já agradecemos aos que vêm contribuindo e às novas contribuições.

Em tempo: o Nassif não inventou o Gal. Etchegois - o Conversa Afiada achou suas impressões digitais na Intervenção Tabajara antes - PHA

Em tempo2: as impressões digitais do gatinho angorá estão aqui, desde a censura ao Vampirão Presidente - PHA

Em tempo3: quem destroçou a roubalheira da Proconsult foi o Jornal do Brasil - o melhor jornal do Brasil, na época - e não a rádio, como se demonstra no livro best-sellerPlim-Plim, a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral”. Com a cumplicidade do Moreira, a participação direta da Globo e a ação dos criminosos do Gal. Golbery, o “Feiticeiro”, do Historialista, tentaram roubar a vitória do Brizola no computador. Como farão de novo, enquanto não houver o “papelzinho do Brizola” - PHA

Moreira Franco, no início da carreira política, seguiu os passos do antigo sogro, o cacique fluminense Ernani do Amaral Peixoto, genro de Getúlio Vargas. (Créditos: CPDOC/FGV)
Moreira Franco, no início da carreira política, seguiu os passos do antigo sogro, o cacique fluminense Ernani do Amaral Peixoto, genro de Getúlio Vargas. (Créditos: CPDOC/FGV)