Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Meirelles pica a mula e larga a batata quente para Temer

Meirelles pica a mula e larga a batata quente para Temer

Brito: Meirelles 1% vai concorrer contra o próprio chefe
publicado 24/02/2018
Comments
Sem Título-4.jpg

(Reprodução/Carta Capital)

De Fernando Brito, no Tijolaço:

Convenhamos que, em qualquer situação política que se agarrasse ao mínimo de lógica, seria impensável que o Ministro da Fazenda desse, de viva voz, uma declaração como esta que o Estadão publica como manchete: concorrer contra seu próprio chefe. Menos ainda quando ostenta, com boa-vontade, perto de 1% das preferências eleitorais.

Meirelles, esperto o suficiente para sair da presidência da organização empresarial dos irmãos Batista sem virar carvão, sabe que não tem absolutamente nada – nem mesmo um partido político –  a garantir-lhe a pretensão de candidatar-se e, menos ainda, a de vencer.

Mas sabe, ao mesmo tempo, que Temer tem, ao menos por enquanto, as mãos amarradas quanto a substituí-lo. E com mais cordas ainda se for mesmo candidatar-se à reeleição.

Na matéria do Estadão, a pista para entender o que se passa: “interlocutores do ministro dizem que, com o fracasso da reforma da Previdência, ele ficou sem sua principal bandeira: o ajuste das contas públicas”.

Como Meirelles terá de sair até o final de março para ser candidato e descarta continuar a ser ministro da Fazenda apenas – ” é uma etapa cumprida”, disse – está marcado, em última instância, o prazo de sua permanência.

E, como se sabe, o período “la garantía soy yo”  que ele marcou no comando a economia.

Há sinais de um “d’aprés moi le deluge”?