Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Marco Aurélio vai levar prisão de Aécio ao STF

Marco Aurélio vai levar prisão de Aécio ao STF

Ministro considera que caso não tem relação com Lava Jato
publicado 02/06/2017
Comments
Pincel.jpeg

Do Valor - aqui, no Conversa Afiada também conhecido como PiG cheiroso - sobre o Mineirinho:

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai levar à avaliação da Primeira Turma os recursos impetrados pela defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de inquérito na Corte pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça. A turma é formada apenas por outros quatro ministros: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.

Na quarta-feira, Marco Aurélio havia dito a jornalistas que levaria a plenário pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para prender o senador e recurso da defesa do tucano com vistas à retomada das funções parlamentares, das quais está afastado por decisão do ministro Edson Fachin. Um dia depois, porém, ele reavaliou e informou que o caso será submetido à Primeira Turma.

Fachin é o relator da Operação Lava-Jato no Supremo e era o responsável pelo inquérito que investigava Aécio junto ao presidente Michel Temer e ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), aberto após as delações de executivos do grupo JBS. O ministro, no entanto, por entender que o caso do senador não guardava relação com a Lava-Jato, resolveu desmembrar o inquérito e pedir livre distribuição entre os demais colegas de Corte. O sistema do STF sorteou Marco Aurélio.

Aécio foi gravado pelo empresário Joesley Batista, sócio do frigorífico, pedindo R$ 2 milhões - a justificativa era a de que precisava pagar sua defesa na Lava-Jato. O dinheiro foi entregue por um ex-diretor do grupo a um primo do senador, que está preso. (...)