Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lupi confia em que Lula apoiará Ciro

Lupi confia em que Lula apoiará Ciro

Teve uma hora em que o Brizola recuou...
publicado 24/10/2016
Comments
Lula_e_Ciro.jpg

O ansioso blogueiro entrevistou por telefone (a reconstituição não é literal), nessa segunda-feira, 24/X, o presidente do PDT, Carlos Lupi:

- Por que desde já lançar Ciro Gomes à presidência?

Lupi – Porque um partido se faz em cima de um projeto político. Nas eleições de 2016 o PDT se tornou o quinto maior partido político do país. O Ciro tem uma ligação profunda com o compromisso nacional, com a Petrobras, contra o capital especulativo – como sempre foi o Brizola. Ciro é um nordestino nascido em São Paulo, Pindamonhangaba. É o único candidato de Centro Esquerda com viabilidade eleitoral.

- Mas, quem garante que o PT não queira ter um candidato?

- O desgaste nacional do PT. O PT tem que recuperar a imagem do partido. O PT não pode ter candidato a vida toda. É claro que sou contra esse Tribunal da Inquisição que condena antes de julgar. Mas, é preciso reconhecer que alguns petistas foram para o Governo com um projeto pessoal maior do que o projeto do Partido. O PT perdeu a metade dos votos na última eleição…

Você se lembra que o Brizola perdeu uma eleição (a de 1989) em que, no segundo turno, deu ao Lula 100% dos votos que ele teve no Rio e no Rio Grande do Sul.

Depois, em 1998, ele reconheceu: tenho que recuar, não tenho mais o eleitorado que tinha.

E foi apoiar o mais viável, no campo político dele: o Lula.

E foi vice do Lula em 1998.

E não esquecer que o Brizola apoiou o Ciro quando o Ciro foi candidato em 2002 (e, no segundo turno, ele e Ciro apoiaram Lula).

- O Lula pode apoiar o Ciro?

Tenho esperança disso. O Lula foi o maior depois de Vargas! O Brasil de Lula foi outro! Eu estive lá, no Ministério do Trabalho! Lula tem consciência de que é preciso formar uma frente popular, ampla, de Centro Esquerda.

- O escritor Fernando Morais se pergunta: então, vocês acham que eles deram o Golpe para deixar ter eleição em 2018?

- Aí, vai ter que combinar com os russos, como disse o Garrincha. Eles deram um Golpe de republiqueta, porque a sociedade estava anestesiada pelos escândalos (da Lava Jato). Mas, em 2018, ninguém vai ter essa coragem! Cassar o povo!