Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula: estou cansado de mentiras!

Lula: estou cansado de mentiras!

Escolha do Rio para Olimpíadas foi legítima!
publicado 05/06/2018
Comments
Sem Título-5.jpg

"Nenhum brasileiro quer mais a verdade do que eu" (Reprodução)

Do UOL:

Em sua primeira aparição pública desde que foi preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou bom humor nesta terça-feira (5) e disse, em depoimento, que seu compromisso "é com a verdade" e que está "cansado de mentiras". O petista criticou também o que classificou como "momento de denuncismo" e chegou a brincar com o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio.

Lula prestou depoimento de cerca de 50 minutos na manhã desta terça-feira por videoconferência como testemunha de defesa do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), que é réu em uma ação penal que investiga uma suposta compra de votos para escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Pouco antes da abertura da audiência, Lula viu sua imagem em um telão e disse em tom de brincadeira: "Estou bonito, hein?". Bretas ouviu o comentário e ironizou: "Não fala mal de mim que estou ouvindo, hein". "Eu sei, estou com o microfone aqui na frente", rebateu o ex-presidente.

(...) Lula, que está preso desde o dia 7 de abril, respondeu que seu compromisso "é com a verdade" e que estava "cansado de mentiras". "No Brasil, não tem nenhum brasileiro que quer mais a verdade do que eu", declarou.

Ao longo do depoimento, o ex-presidente foi interrompido duas vezes por Bretas, que alertou que o depoente estava fugindo do assunto. Após algumas tentativas de interrupção por parte de Bretas, Lula retrucou: "Mas isso aqui não é um depoimento de sim ou não".

Lula negou que tenha ocorrido "trapaças" na escolha do Rio. O petista relatou ter participado de reuniões com chefes de estado e autoridades olímpicas internacionais para "pedir votos", mas rechaçou a versão da força-tarefa da Lava Jato.

"Acho que alguém que fala que foi uma trapaça é porque não entende nada de nada e não viveu o que nós vivemos", declarou o político. "Poucas vezes vi o país unido como em torno das Olimpíadas."

O petista argumentou ter criado um decreto em 2009 para que a CGU (Controladoria-Geral da União) fiscalizasse e desse transparência "a todos os atos da Olimpíada".

(...)