Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula envia carta a Xi e pede desculpas pelos ataques de Eduardo Bolsonaro

Lula envia carta a Xi e pede desculpas pelos ataques de Eduardo Bolsonaro

Com Bolsonaro, Brasil virou reles bajulador de Trump
publicado 22/03/2020
Comments
Untitled-34.jpg

(Crédito: Agência Xinhua/2009)

O presidente Lula enviou uma carta ao presidente da China, Xi Jinping, em meio à crise diplomática deflagrada por Eduardo Bolsonaro, que responsabilizou as autoridades chinesas pela pandemia do novo coronavírus.

No texto, obtido pelo jornalista Jamil Chade, do UOL, Lula repudiou a atitude do filho do presidente da República e criticou a submissão de Jair Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para Lula, o mandatário brasileiro não passa de um "reles bajulador" da Casa Branca.

"Em nome da amizade entre os povos do Brasil e da China, cultivada por sucessivos governos dos dois países ao longo de quase cinco décadas, venho repudiar a inaceitável agressão feita a seu grande país por um deputado que vem a ser filho do atual presidente da República do Brasil", escreveu Lula.

Lula ainda inseriu a crise no contexto da guerra comercial. "Lamento especialmente que esta agressão tenha ocorrido na conjuntura de um contencioso comercial entre a China e os Estados Unidos, país ao qual a política externa brasileira vem sendo submetida de maneira servil por este governo", disse. "Bolsonaro rebaixa as relações do Brasil com países amigos e se rebaixa como reles bajulador do presidente Donald Trump", apontou.