Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Líder do Governo (sic) dá emprego a 16 na Dataprev

Líder do Governo (sic) dá emprego a 16 na Dataprev

Deputado André Moura é acusado de desvios e formação de quadrilha
publicado 02/07/2018
Comments
Moura.jpg

Patrão (de gravata amarela) e o líder apadrinhado (Créditos: João Batista/Câmara dos Deputados)

Do Globo Overseas:

Líder do governo Temer, André Moura, indica advogados, primo e ex-dona de salão para a Dataprev


A Dataprev, uma estatal voltada para o fornecimento de soluções de tecnologia ao governo federal e para o processamento dos pagamentos das aposentadorias dos brasileiros, foi entregue ao líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), e virou um cabide de empregos ocupados por meio de indicações políticas do parlamentar. Cargos de confiança em Sergipe, onde a empresa mantém apenas um pequeno escritório, sem uma unidade de desenvolvimento de sistemas ou um data center, foram preenchidos por apadrinhados de Moura, pré-candidato ao Senado pelo estado.

(...) A reportagem conseguiu identificar as digitais das indicações políticas em pelo menos 16 dos cerca de 60 cargos de confiança existentes na Dataprev. Oito foram preenchidos por indicação direta de Moura.

(...) Boa parte dos currículos desses servidores não justificaria uma contratação do ponto de vista técnico. No grupo de indicados políticos estão advogados que atuaram em processos a que respondem o líder do governo ou seus aliados em Sergipe, um primo do deputado e uma ex-proprietária de salão de beleza.

O líder do governo controla também o comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principal cliente da Dataprev. Depois do GLOBO revelar em maio que o então presidente do INSS, Francisco Lopes, contratou uma empresa de informática que funcionava numa loja de bebidas, ele acabou demitido pelo governo. Moura, porém, segue dando as cartas nas indicações políticas no INSS.

(...) A influência de Moura na Dataprev começa pelo topo da empresa. Partiu do líder do governo Temer no Congresso a indicação do presidente da empresa, André Magalhães, e do diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações, Antônio Ricardo de Oliveira Junqueira. Depois, o deputado passou a influir no loteamento de cargos menores, especialmente em Sergipe.

Em 6 de novembro de 2017, o advogado Rafael Resende de Andrade ganhou o cargo de assessor do presidente da Dataprev, com salário de R$ 18,9 mil.

Antes de chegar à estatal sob influência do líder do governo, o advogado atuou em pelo menos cinco processos de Moura na Justiça. Ele defendeu o deputado numa ação penal e num inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) (...)

Em tempo: o deputado André Moura é alvo de ao menos três ações penais por crimes cometidos entre 2005 e 2007. Em fevereiro deste ano, a PGR pediu a condenação do deputado por desvios de R$ 1,4 milhão em valores atualizados do caixa da prefeitura de Pirambu-SE e formação de quadrilha.

O ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista dos Santos (PSDB) afirma que Moura o pressionou para manter o controle político da cidade. Juarez passou a receber ameaças que culminaram com troca de tiros em junho de 2007. O vigilante de sua casa foi atingido pelos disparos quatro homens encapuzados. Um inquérito no STF, que tem Moura como investigado, trata da tentativa de homicídio do vigia.