Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Líder do Centrão: governo Bolsonaro não tem articulação!

Líder do Centrão: governo Bolsonaro não tem articulação!

Arthur Lira (PP) acredita que país caminha para um parlamentarismo
publicado 06/12/2019
Comments
Lira.jpg

O deputado Arthur Lira, do Progressistas, antigo PP de Paulo Maluf... Baita progresso! (Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O deputado federal Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, é o líder do dito "Centrão" na Câmara dos Deputados.

Trata-se do conjunto de partidos fisiológicos de centro-direita que servem como fiel da balança em votações importantes no Congresso - frequentemente em troca de cargos ou emendas parlamentares.

(O "Progressistas", aliás, é o novo nome do PP do Paulo Maluf... Belo progresso!)

Lira votou a favor do Golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, foi denunciado por lavagem de dinheiro em abril de 2018 e é acusado por sua ex-esposa de possuir um patrimônio oculto de R$ 40 milhões.

Mas nem o Arthur Lira suporta o governo Bolsonaro!

Assim como outros nomes do Centrão já expressaram sua insatisfação com o atual mandatário.

Em entrevista a Danielle Brant, da Folha e Guilherme Mazieiro, do UOL, o deputado comentou a tendência de membros do governo Bolsonaro repetirem "piadas" com o AI-5 e outros episódios de repressão do regime militar: "quando a gente começa a vulgarizar um tema como AI-5, que é muito caro, você vai falando, falando e daqui a pouco tem um AI-5 batendo na sua porta. A manutenção da ordem da Democracia é imperiosa. O Brasil tem dimensão e tamanha importância no mundo que não pode viver na história da republiqueta de banana".

"Bolsonaro não enganou ninguém, não cometeu nenhum tipo de estelionato eleitoral. Quem votou nele, votou sabendo o que era o que ele pregava. E é o que ele está fazendo", diz.

Lira também deu sua sentença a respeito da péssima articulação política do atual governo: "ela não existe. Ela, às vezes, dificulta o trabalho dos líderes".

Para o deputado, a própria falta de traquejo de Bolsonaro e seus aliados acaba por atrapalhar o andamento de pautas importantes para a agenda do governo - como a Reforma da Previdência, por exemplo.

Um governo fraco e um Congresso fortalecido abririam, assim, caminho para uma espécie de parlamentarismo informal.

Sabendo que Arthur Lira é um dos principais nomes do Centrão para substituir Rodrigo Maia na presidência da Câmara em 2021, trata-se de uma boa notícia para ele...

Leia a entrevista completa na Folha de São Paulo.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: