Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Jair Messias facilita expulsão de brasileiros dos EUA!

Jair Messias facilita expulsão de brasileiros dos EUA!

Nem precisa do muro! Trump agradece!
publicado 29/07/2019
Comments
EUAPlanalto.jpg

Do Globo Overseas:

Governo Bolsonaro facilita deportação de brasileiros dos EUA


O governo Jair Bolsonaro aceitou um pleito antigo dos americanos e facilitou a deportação de brasileiros que emigraram sem visto adequado aos Estados Unidos . Com o novo procedimento, baseado em parecer jurídico e adotado em junho, os consulados brasileiros poderão enviar ao governo americano documentos dos deportáveis à revelia. Embora a medida sirva, em um primeiro momento, para casos em que se esgotaram as chances legais de se permanecer nos EUA, especialistas acreditam que o novo mecanismo pode ser utilizado para casos de deportações expressas e tendem a afastar brasileiros dos consulados, por temerem a maior colaboração com autoridades americanas. (...)

Fontes do Itamaraty afirmam que alguns brasileiros já começaram a ser deportados graças à mudança, que começou a valer em junho. (...) A decisão brasileira também aliviaria os custos americanos de prisão. Com a atual política de Washington de cerco aos “sem papéis”, as detenções para imigrantes estão superlotadas e os custos têm crescido. Assim, o governo americano tem tentado acelerar os casos de deportação e ampliado as possibilidades de “deportações sumárias”, onde os imigrantes que acabaram de entrar nos EUA sequer precisam passar por um processo judicial. (...)

Outros países também possuem atestados e certidões iguais ao que o Brasil passou a adotar. Mas em geral possuem (...) uma postura de maior defesa de seus cidadãos. O México , por exemplo, chega a pagar advogados de imigração para encarcerados nos EUA por questões migratórias. (...) Até a Guatemala conseguiu impedir o plano americano para que seus cidadãos que buscam asilo no país esperem pela concessão da permissão em seu país de origem. Assim, podem esperar em solo americano enquanto os processos são analisados. (...)

Em tempo: em fevereiro, Eduardo Bolsonaro, filho do Jair Messias, defendeu a construção do muro do Trump na fronteira com o México. O Itamaraty do chanceler Ernesto Araújo pode fazer o serviço sem a barreira física...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: